Torta Sérvia com três recheios

Escolhi a receita da revista sérvia “ALO!Trpeza”, que comprei durante a recente caminhada pós-8 de março ao Lago Vlasina. A torta em questão foi colocada na última página da seção “Quando sobrar ajvar”. Como tínhamos crostas e ajvar, o trabalho ficou claro – eu farei isso! Achei interessante a combinação de recheios – ajvar, ovos e queijo, e cogumelos, assim como a forma de modelar.

DSC02112

As crostas sérvias ficaram com metade do tamanho das nossas, então sobrou um pouco de um pacote de 500g, mas por outro lado usei 16 em vez de 12, conforme a receita. Ainda havia espaço na bandeja e resolvi enchê-la.

DSC02114

Para esta torta, como eu fiz, você vai precisar do seguinte

Produtos:

16 peças. Crostas de Torta Sérvia
óleo para untar a forma e as crostas
20 colheres de sopa. Ajvar – 5 por rolo
300g de queijo
3 ovos
1/2 colher de chá. creme de leite – pode ser substituído por creme de leite se você não conseguir encontrar
1 colher de chá fermento em pó
500 g de cogumelos – coloquei menos, mas deveria ter colocado todos
gergelim e linhaça para polvilhar

Preparação:

Primeiramente, as cascas são divididas em 4 grupos de 4 cada. Misture o queijo, os ovos, o creme de leite e o fermento em uma tigela. Os cogumelos estão cozidos – cozinhei-os numa frigideira sem gordura. O objetivo é evaporar o excesso de água deles.

Do primeiro grupo de cascas, pegue uma casca e espalhe óleo. Uma segunda crosta é colocada sobre ela e também untada com óleo. Adicione 5 colheres de ajvar e espalhe bem por toda a crosta. Coloque uma terceira crosta por cima do ajvara, pincele com óleo e espalhe 1/5 da mistura de queijo e ovo. Coloque a quarta crosta por cima e espalhe 1/4 dos cogumelos sem gordura. Toda essa composição é enrolada em rolo e transferida para o meio da bandeja, enrolada como um caracol.

Proceda da mesma forma com os restantes grupos de crostas, enrolando os rolos à volta do primeiro do tabuleiro, até esgotar os produtos. A última parte da mistura de ovos e queijo é colocada por cima. Polvilhe com gergelim e linhaça e leve ao forno aquecido a 180° por cerca de 40 minutos. Durante esse tempo, fica com um belo bronzeado e as camadas externas ficam irresistivelmente crocantes!

DSC02122

Os rolinhos também poderiam ser dispostos em uma forma retangular sem espiral, que é o formato que acho que tem a torta da foto da revista, mas o formato em espiral sempre me pareceu mais apetitoso.

IMG_20190327_132420

Segundo meu marido, tem gosto de pizza com crosta! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *