Torta de Milho

Pela primeira vez, experimentamos um pão pita de milho na casa de alguns jovens maravilhosos – Kateto e Dragan, amigos íntimos. A menina é um produto búlgaro-russo, e o menino também é nosso – macedônio. Fomos convidados no casamento deles em Ohrid – foi muito bem organizado, com animação para os convidados, um passeio de barco no Lago Ohrid, com o qual nos levaram da cerimónia até à antiga igreja “St. Ioan Caneo” para a linda e simpática celebração do outro lado do lago. Ficamos com uma lembrança maravilhosa e um sentimento bom em relação à cidade de Ohrid, que visitamos novamente alguns meses depois. E eles estão de volta para comemorar seu quarto aniversário!

O motivo da visita dos jovens foi para ver o material fotográfico e de vídeo do evento, bem como para ver como eles se instalaram na casa de sua família. A torta de milho foi feita por Dragan segundo uma receita de sua família. Todos nós nos divertimos muito! Perguntei o que ele colocou e como preparou, mas ficamos entusiasmados e metade das explicações depois me escapou. Eu também esqueci qual era o nome dela. Existem muitos nomes – Proya, Malay e quem sabe quantos mais. Não importa como o chamemos, acaba sendo um pastel delicioso e muito fácil de preparar, do tipo “misture, despeje e leve ao forno”. É certamente um dos favoritos de Rosen, e ele não se importa em pegar algumas fatias para o almoço no trabalho, junto com uma garrafa de irlandês caseiro.

No final, combinei minhas lembranças das explicações de Dragan com uma das receitas que encontrei na internet, e sempre funciona.

Produtos:

  • 2 colheres de chá farinha branca
  • 1 colher de chá farinha de milho
  • 1 Colher de Sopa. fermento em pó
  • 1 colher de chá sal (experimente o queijo primeiro!)
  • 1 colher de chá açúcar
  • 2 ovos
  • 500g de iogurte
  • 1 colher de chá refrigerante
  • 1 colher de chá óleo
  • 200 g de queijo ralado
  • tempero seco de sua preferência – tomilho, salgados, orégano…

Preparação:

Misture os ingredientes secos – os dois tipos de farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o tempero seco e misture tudo bem. Adicione o queijo e misture bem novamente.

Despeje o refrigerante no iogurte e deixe borbulhar. Ao leite juntam-se os ovos e o óleo, juntam-se as duas misturas e misturam-se com uma espátula, mas não mistura muito, apenas o suficiente para humedecer a farinha sem grumos secos.

Obtém-se uma mistura pegajosa que é colocada em uma assadeira untada. Asse em forno aquecido a 180˚ por cerca de 40 minutos até dourar. O grau de cozimento também pode ser verificado com um palito – ele deve sair seco depois de espetado no meio da massa.

O pão sírio de milho é adequado tanto para buffet quanto para comer em qualquer lugar – pode ser cortado em pedaços e transportado em uma caixa.

É um pouco quebradiço, mas isso faz parte do seu charme. Se não for consumido no mesmo dia, é bom refrigerar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *