O Torreznos de Sóriauma das iguarias da comunidade de Castela e Leão, é descrita pela Real Academia Espanhola como um “pedaço de bacon frito ou frito”. No entanto, esta joia culinária tem uma origem maior: segundo alguns fabricantes, é “uma peça composta por crosta crocante e douradapor um lado, e tenro, magro e com bacon, por outro, o que o torna uma excelente iguaria que conquista o paladar de quem a prova.”
Por esta razão, foi reconhecido internacionalmente pela Comissão da União Europeia. De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, foi-lhe concedido o selo de Qualidade de Identificação Geográfica Protegida (IGP). O regulamento foi publicado na última terça-feira, 19 de novembro, no Jornal Oficial da União Europeia. Assim, “os produtores de Soria torrezno poderão garantir aos consumidores que o seu produto cumpre os rigorosos padrões de qualidade e tradição estabelecidos no âmbito da IGP”.
O Soria torrezno distingue-se pela sua forma retangular e pelo seu cuidadoso processo de produção. Vem do barriga de porco curada que é frito em altas temperaturas. Com este processo, consegue-se uma textura crocante e dourada da crosta. Desta forma, segundo Torreznos Madri, a origem remonta a conquista da Península Ibérica pelos romanos. Aparentemente, eram grandes consumidores de carne de porco e entre seus pratos preferidos estava o bacon frito. Assim, as primeiras receitas estão localizadas muito antes da Idade Médiaembora tenha tido uma menção especial O Lazarillo de Tormes no século XVI, na festa da matança, quando começou a se popularizar.
O surgimento deste prato é justificado por um dos ditados espanhóis mais conhecidos: “Até o porco aproveita o seu andar”. E, devido à falta de métodos de congelamento de tempos passados, técnicas de defumação e marinadade acordo com Casa Emiliana. Assim nasceu a conservação do chouriço, do lombo, do toucinho e das deliciosas costelas em grandes potes de barro cheios de manteiga.
O primeiro passo para preparar bons torreznos ao estilo Soriano é comum para qualquer tipo de preparação. O conselho de Torrezno de Sória É ter a pele do bacon curada e muito árida, pois “quanto mais seco, melhor crescerá a crosta na fritura e mais crocante ficará”.
Desta forma, devemos retire o produto do recipiente ou da geladeira 24 horas antes. Além disso, deve ser pendurado ou deixado em local fresco e seco para que seja bem arejado. Feito esse processo, você deve seguir quatro passos para preparar esta iguaria frita:
- Primeiro, despeje o óleo em uma frigideira até cobrir cerca de 2 mm do fundo e leve ao fogo baixo.
- Corte o bacon em fatias de aproximadamente 2 cm e coloque-as “em pé” na panela, ou seja, com a pele voltada para baixo.
- Assim que o óleo estiver quente, frite os pedaços por cerca de 20 minutos, cuidando para que os torreznos não caiam e observando como aparecem as características “bolhas” pela pele.
- Neste momento aumente a potência do fogo e disponha os torreznos para fritar bem. Cerca de 10 minutos de cada lado serão suficientes.
Para fazer Soria torreznos no forno, siga as seguintes instruções:
- Primeiro, coloque as fatias de bacon com a crosta voltada para cima.
- Aqueça o forno a 250º com as resistências inferior e superior activadas, mesmo com o grelhador se tiver.
- Além disso, é aconselhável garantir que as fatias não caiam. Em aproximadamente 10 minutos, bolhas começarão a aparecer na crosta.
- Uma vez observado que as bolhas da crosta subiram em todas as fatias, estas são retiradas do forno e fritas numa frigideira, com bastante azeite, até que os torreznos estejam bem fritos e ao seu gosto.
Para completar alguns torreznos de uma forma bem simples, você também pode usar a airfryer:
- Depois de deixar os torreznos arejar um pouco, coloque-os na fritadeira pré-aquecida a 200º por 5 minutos.
- Após este tempo, a fritadeira deverá ser programada para 200º por 20 minutos. A meio do processo terá que virar os torreznos para que dourem dos dois lados.