O brócolis não é um dos meus vegetais favoritos – prefiro a couve-flor deste grupo porque é mais crocante e firme, e não tão doce. Mas, como eu estava morrendo de vontade de cozinhar com legumes em promoção, peguei dois floretes de brócolis para experimentar como ficaria essa receita do livro “Obras-primas da Culinária em 30 Minutos”. Acabou sendo um prato bastante decente, leve e fresco, sem falar na rapidez! Os produtos abaixo são para duas porções.
Produtos:
- 250 g de tagliatelle fresco – os meus eram bicolores
- 300 g de brócolis
- 80 g de manteiga amolecida
- 1 raminho de cebolinha verde
- 1 dente de alho
- 10 folhas de manjericão fresco
- 1 Colher de Sopa. Mostarda Dijon
- 1 Colher de Sopa. azeite
- sal e pimenta
Para decoração:
- 4-5 tomates cereja
Preparação:
Os vegetais são limpos e lavados. Pique finamente as folhas de manjericão. O dente de alho é prensado. Corte a cebolinha verde, separando a parte branca da verde.
Mistura-se mostarda e azeite e acrescenta-se manjericão, cebola branca e alho. Mexa até combinar.
Ferva água em uma panela. O brócolis é limpo e cortado em florzinhas. Assim que a água ferver, coloque azeite, tempere com sal e acrescente o tagliatelle e o brócolis. Ferva por 5-6 minutos, até ficar macio, depois escorra da água.
Derreta a manteiga aromatizada na panela ainda quente. Retorne o macarrão e os brócolis para a panela e misture por alguns minutos com a manteiga em fogo moderado, até que sejam bem absorvidos pela gordura, mas sem fritar.
O prato é transferido para um prato grande ou para pratos individuais. Tempere com sal e pimenta, se necessário, e decore com cebolinha e tomate cereja.