Esta é a minha sopa favorita! Eu faço exatamente do jeito que minha mãe faz – aprendi com ela. Gosto dos floretes de couve-flor inteiros – não os transformamos em purê como na maioria das receitas que encontrei. Não adicionamos vegetais adicionais, como batata, cenoura, etc. O mais interessante e inesperado para mim foi que Roscoe também gostou desde a primeira vez que experimentou e também come com muito apetite. Isso me deixa muito feliz, claro.
Como ainda não tenho uma grande seleção de sopas postadas no blog até o momento, tenho pressa em fazer as pazes.
Produtos:
700-800 g de couve-flor lavada e cortada em floretes
óleo suficiente para cobrir o fundo da panela
pedaço de manteiga
1-2 colheres de sopa. farinha
2 litros de água morna
1 ovo
1/2 colher de chá. iogurte
sal a gosto
pimenta
suco de limão
Preparação:
Limpe a couve-flor e corte em floretes. O azeite é colocado na panela e levado ao fogo, acrescentando o torrão de manteiga. Aqueça em fogo médio-alto até a gordura começar a chiar. Adicione a farinha e mexa até dissolver sem grumos e fritar levemente.
Despeje a água e coloque os floretes de couve-flor no caldo. Se necessário, adicione mais água. Adicione sal a gosto e deixe em fogo baixo até que a couve-flor esteja cozida e macia – cerca de 30-35 minutos.
Bata o ovo com o iogurte. Despeje 1 a 2 conchas de caldo sobre a sopa para aquecer a construção e não cruzar o ovo. A panela é retirada do fogão e a mistura é despejada mexendo continuamente.
É servido temperado com pimenta preta e suco de limão espremido na hora.
Eu espero que você goste também!