Uma receita de sopa magra de “tripas” para quem não gosta da textura da tripa de verdade e acha que é uma “toalha fervida”, como um amigo chamou, ou gosta, mas está em jejum. A receita é do livro “Receitas do Antigo Mosteiro” da editora “SBB Media”, que publica a revista “Culinary Journal”. A “ilusão” de que você está comendo a sopa de tripas original não é completa, mas é muito boa – principalmente no aroma.
Esta é apenas uma das três versões de bobagens “falsas” que conheço, e pretendo apresentar todas as três com o tempo. A de hoje também entra na ideologia de comer e cozinhar com legumes em promoção.
Produtos:
- 250 g de cogumelos champignon
- 1,2 litros de água quente
- 3 colheres de sopa. farinha
- ½ colher de chá. páprica
- 2-3 dentes de alho
- o suco de meio limão
- óleo
Servir:
- pimenta vermelha quente
Preparação:
Corte os cogumelos em pedaços pequenos. Eles são colocados em água fervente, o grau de cozimento é reduzido para moderado e fervidos por 10-15 minutos. Tempere com sal a gosto.
Misture a farinha e o pimentão vermelho em uma tigela. Com uma concha, raspe o caldo de cogumelos e, aos poucos e mexendo, acrescente à farinha até formar uma pasta lisa. É adicionado à panela, mexendo sempre.
Pique finamente os dentes de alho e esprema o limão. Ambos os ingredientes são adicionados à panela, podendo-se adicionar um pouco de gordura – óleo ou azeite.
O caldo é deixado ferver por mais dez minutos, após os quais está pronto para ser servido, polvilhado com pimenta.