Fiz rolinhos de repolho pela primeira vez na véspera de Natal. Normalmente este prato tradicional é da responsabilidade da minha mãe porque partilhamos a cozinha, mas este ano fiz tudo. Queria experimentar porque o arroz dela sempre fica meio crocante e os sarmas são enormes – muito recheio e um pouco de repolho. Queria conseguir um efeito mais equilibrado, mas também que tivessem um sabor tradicional mas um pouco mais distorcido. Gostei muito de como ficaram, e esses dias fiz novamente do mesmo jeito. Veja como.
Produtos:
folhas inteiras de chucrute
óleo
1 cenoura ralada
1 cebola, também pode ser um raminho de alho-poró
2-3 tomates secos
2 dentes de alho
3-4 cogumelos
1 colher de chá arroz
2 punhados de bulgur
pimentão vermelho
pimenta preta
2 pitadas de gengibre
orégano
pasta de tomate
2 colheres de sopa. vegetais
1,5 litros de água
Pique a cebola finamente e coloque numa panela para refogar na gordura junto com a cenoura ralada grosseiramente. Adicione o alho picado e os tomates secos picados. Quando os vegetais estiverem macios, adicione os cogumelos picados, o arroz e o bulgur, mexa para revestir e, em seguida, adicione e misture o pimentão vermelho e a pasta de tomate. Adicione água morna para cobrir os produtos. Adicione os legumes e os temperos. NÃO é salgado, pois os vegetais também contêm sal e o chucrute é salgado. É mais fácil adicionar sal ao sarmi acabado mais tarde, se necessário, do que salgá-lo demais e não ter como remover o excesso de sal.
O recheio é cozido com adição periódica de líquido, até que o arroz e o bulgur estejam prontos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Despeje um pouco de óleo no fundo de uma caçarola de barro. Colocamos 1 a 2 colheres do recheio em cada folha de repolho – dependendo do tamanho das folhas. Colocamos na caçarola, polvilhando levemente com pimenta vermelha por cima e regando com azeite. Adicione cerca de 100 ml de água, cubra com a tampa e leve ao forno frio a 180-200° por cerca de 2 horas.
Ficam tão deliciosos que não sinto falta da habitual carne picada!
Preparados desta forma, são adequados para consumo diário em leguminosas de quem está fazendo dieta por 90 dias.