É Domingo de Ramos! Boas festas a todos os que levam nomes de flores, árvores e ervas tenras e espinhosas! Em casa a erva é venenosa, mas a celebramos como útil!
Ainda é Quaresma, mas hoje o peixe é permitido, por isso apresento-vos um prato fácil de salmão, rápido de preparar e muito adequado para uma mesa festiva.
O salmão é um dos poucos peixes que não me importo de comer, principalmente em filé. Experimentámos esta receita do livro “Sem gordura mas saboroso” da editora “Reader’s Digest” com ligeiras modificações e obtivemos um peixe suculento com sabor e aroma originais! As amêndoas têm um perfume discreto e discreto, mas mudam completamente as suas expectativas! As quantidades são suficientes para 4 porções.
Produtos:
- 800 g de filé de salmão com pele – dois pedaços do mesmo tamanho
- 80-100 ml de vinho branco
Para o recheio:
- ¼ colher de chá. sementes de erva-doce (fatias, erva-doce)
- ½ colher de chá. gengibre seco moído
- 1 cabeça pequena de cebola roxa
- 1 Colher de Sopa. alcaparras
- 2 colheres de sopa. amêndoas moídas
- 2-3 gotas de essência de amêndoa
- 1 Colher de Sopa. endro fresco picado
- o suco de meio limão, se desejar – e sua casca, ralada finamente
- 2 colheres de sopa. Migalhas de pão
- 1 clara de ovo
Preparação:
As sementes de erva-doce, juntamente com o gengibre e a cebola cortada em meias-luas, são assadas durante 2-3 minutos numa frigideira quente, mexendo sempre para não queimarem.
Adicione 4 colheres de sopa. água e a mistura é levada para ferver. Reduza o fogo e cozinhe por alguns minutos até que o líquido quase evapore e a cebola fique translúcida.
A mistura é transferida para um picador. Adicionam-se alcaparras, endro, pão ralado, clara de ovo, amêndoa moída, essência de amêndoa e sumo de limão. Bata até obter uma pasta lisa. Se estiver muito líquido, acrescente mais pão ralado.
Tempere os filés de salmão com sal e pimenta. Uma panela, suficientemente grande e funda, é levemente untada. Nele é colocado um pedaço de filé, com a pele voltada para baixo. O recheio é espalhado por cima e o outro filé é colocado por cima, com a pele voltada para cima. Despeje o vinho na panela, o suficiente para quase cobrir o filé de baixo, mas sem chegar ao recheio.
Cubra a bandeja frouxamente com papel alumínio e leve ao forno aquecido a 200˚. É assado por 30-35 minutos e, no meio do cozimento, pode ser regado com o molho. Nos últimos minutos, o papel alumínio é removido. A carne do peixe deve ficar opaca e macia.
O prato acabado é transferido para um prato de servir, retirando a casca. Decore com rodelas de limão e raminhos de erva-doce.
Outra sugestão do livro é servir o salmão bem gelado. Deixe atingir a temperatura ambiente, retire a casca e cubra bem o prato com papel alumínio e leve à geladeira. É servido com pepinos cortados em rodelas finas.
Não conseguimos provar nesta versão porque somos bons garotos e comemos tudo fresquinho! Mas se você tiver mais do que pode comer e sobrar, experimente gelado e compartilhe suas impressões.
Feriado feliz e ensolarado!