Essa é uma salada que vi no Bon Appetit e foi uma das poucas receitas que me intrigou, e aqui foi pelos temperos que são usados. Laura e Stoyan prepararam com sujuk frito, que não gostei da ideia, e eliminei da composição. Além disso, gostei de um dia de “teste” da dieta de 90 dias, que também excluiu o sujuk. Acabou sendo uma salada bem saborosa e definitivamente farta. É verdade que tinha esquecido a cebola roxa e, no momento em que provei a salada pronta, senti a nota que faltava no paladar. Adicionei imediatamente, mas não está presente nas fotos.
Produtos:
- 200 g de kritaraki (orzo)
- 1 abobrinha
- 4-5 tomates secos em azeite
- 10-15 azeitonas Kalamata sem caroço
- 10-12 tomates cereja
- 1 cebola roxa pequena
- ½ colher de chá. hortelã seca
- ½ colher de chá. sumagre
- Sal e pimenta a gosto
- azeite
- vinagre balsâmico
Preparação:
Ferva água em uma panela, adicione sal e cozinhe o macarrão kritaraki (orzo) até ficar pronto. Em seguida, escorra em uma peneira, enxágue com água fria e transfira para uma tigela.
É regado com azeite ou com azeite aromatizado de tomate seco. Adicione a hortelã seca, o sumagre e tempere a gosto com sal e pimenta. Mexa para dar sabor uniformemente.
Enquanto o kritaraki ferve, a abobrinha é cortada em círculos e frita dos dois lados até dourar em um pouco de azeite. Retire da panela para esfriar.
Depois de esfriar, a abobrinha frita em círculos é cortada em tiras. As azeitonas são cortadas ao meio no sentido do comprimento, os tomates secos são cortados em formas de tamanho semelhante. A cebola roxa é cortada em quartos, que são cortados em rodelas finas. As cerejas são cortadas em quartos ou, se forem menores, em metades.
Adicione todos os vegetais à tigela de kritaraki, mexa e sirva.
Você pode adicionar queijo, mas assim a salada fica um pouco mais pesada e densa.