Azeite, vinho, carnes e enchidos. O Gastronomia de Córdoba É marcada pelos seus deliciosos produtos, também por um livro de receitas repleto de pratos deliciosos e simples, marcados pela rica história e pela mistura de culturas que marcaram este território. Uma das preparações mais queridas, repetida até enjoar nos pedidos dos bares e restaurantes de Córdoba, é o flamenquimum filé recheado com linguiça e empanado que acompanha salmorejo no pódio dos pratos mais conhecidos da gastronomia tradicional.
Esta tapa andaluza encontra na verdade o seu lugar de origem em Jaén, onde também é muito comum consumi-los. O historiador e gastrônomo Juan Vicente Córcol situa a origem deste prato tão andaluz nas cozinhas do Restaurante Madrid-Sevilha em Andújar, província de Jaén, local situado junto à antiga autoestrada nacional, daí o seu nome. Da expressão “Isso é muito flamenco para nós!”, proferida na época de sua criação, seu curioso nome surgiria. No entanto, existem muitas teorias que explicam o seu nascimento e sobretudo o seu baptismo, por vezes associado à sua característica forma alongada, semelhante à perna de um flamingoe a sua cor “loira” é semelhante à destes animais, tão presentes na planície do Guadalquivir.
Os flamenquins andaluzes são preparados com carne de porco tenra e presunto serrano, enrolados, empanados e fritos até dourar. Um dos truques essenciais para que os nossos flamenquines fiquem perfeitos é que o filé de porco seja o mais fino possível. Para conseguir isso, teremos que espalmar a carneou seja, bater os filés com um utensílio que pode ser um martelo de carne, um rolo ou simplesmente com o fundo de uma panela de cozinha, até que os filés fiquem completamente achatados.
Embora sua versão clássica inclua apenas porco e presunto serranotambém é possível encontrar variantes que acrescentam queijo ou substituem o presunto por outros enchidos como o de peru. Independentemente da forma como são confeccionados, os flamenquines são um prato irresistível que mostra a riqueza da gastronomia do sul de Espanha, uma iguaria que podemos preparar em casa e transformar num dos nossos pratos estrela.
Tempo de preparação: 1 hora
Ingredientes:
- 500 g de carne de porco (lombo ou tira de lombo), cortada em tiras finas
- 200 g de presunto serrano em fatias finas
- Sal e pimenta a gosto
- Farinha para revestir
- 2 ovos
- Pão ralado para empanar
- Azeite para fritar
Elaboração:
- Prepare a carne: Coloque as tiras de porco entre dois pedaços de papel de cozinha e alise-as um pouco com um martelo ou rolo. Tempere cada tira com sal e pimenta a gosto.
- Coloque o presunto: Em cada tira de carne coloque uma fatia de presunto serrano.
- Rolar: Enrole cuidadosamente cada tira de carne com o presunto dentro, criando um cilindro apertado.
- Cubra com farinha: Mergulhe cada flamenquin primeiro na farinha, cobrindo bem.
- Manchado: Em seguida, passe pelo ovo batido e por último pela farinha de rosca, cuidando para cobrir bem cada flamenquín.
- Fritar: Numa frigideira aqueça bastante azeite e frite cada flamenquin em fogo médio-alto até dourar e ficar crocante. Retire-os e coloque-os sobre papel absorvente.
- Servir: Sirva os flamenquines quentes, acompanhados de batata frita, salada ou até mesmo um molho como maionese ou aioli.
Com essa quantidade de ingredientes a receita rende aproximadamente 4 porções.
Cada porção de flamenquines contém aproximadamente:
- Calorias: 350
- Gorduras: 20g
- Gordura saturada: 5 g
- Carboidratos: 20 g
- Açúcares: 1 g
- Proteínas: 25g
Ressalta-se que se trata de estimativas, e os valores nutricionais precisos dependem dos ingredientes específicos utilizados no preparo e das quantidades de cada porção.
Os flamenquines podem ser guardados na geladeira por até 3 dias, guardados em recipiente hermético. Para reaquecê-los, é preferível utilizar o forno ou a frigideira para recuperar a textura crocante.