Na primavera passada, passamos férias curtas na ilha de Thassos e comemos uma de nossas refeições favoritas – thyrokafteri. Para fazer em casa, compramos o queijo mizitra, mais próximo do requeijão do que do queijo – mais seco e sem sal.
Com um pouco dele fizemos este queijo cretense, segundo uma receita do livro “Pinch of Serotonin – 101 Recipes from Turkian Seven”. É preparado de forma rápida e fácil e tolera muita improvisação – diversos temperos, aditivos, etc. Por exemplo, em vez de nozes, você pode adicionar pimentão vermelho torrado e moído até formar um purê. Você pode adicionar orégano, pimenta malagueta, pimenta malagueta e outros ingredientes que imaginar.
A massa mostrada abaixo é feita “conforme livro didático” – conforme descrito no livro, pois gostei da apresentação em forma de bolinhas, que exige uma consistência mais espessa, permitindo que sejam modeladas.
Produtos:
- 200 g de queijo cottage ou queijo mizitra
- 200 g de queijo com alto teor de gordura – feta ou ovelha
- 100g de nozes
- 1 dente de alho
- alguns raminhos de endro
- uma pitada de flocos de pimenta
- sal a gosto
- azeite
Preparação:
Pique as nozes e o dente de alho – usei um picador. Amasse o queijo e o requeijão com um garfo ou coloque-os no picador. Pique o endro finamente.
As duas partes da mordida são misturadas, temperadas com endro, sal, pimenta, pimenta e azeite a gosto. Com a ajuda de uma colher de gelado formam-se bolinhas e servem-se, regadas com azeite e polvilhadas com um pouco mais de pimenta.
Servida com torradas, esta refeição é um óptimo aperitivo para uma bebida gelada – cerveja, vinho branco, ouzo…