Carne de porco assada chinesa é uma receita do livro Reader’s Digest, Fat-Free But Delicious, e é feita para lombo. As especiarias asiáticas tornam-no perfumado e delicioso, e o método de torrefação mantém-no ainda mais suculento e macio. A mistura de especiarias deve conter canela, cravo, cravo, anis estrelado e pimenta Szechuan. Eu tinha uma mistura chinesa que não continha canela, então polvilhei canela extra. Deixei cair um pouco o pote e derramei um pouco na ponta de um pedaço de lombo. Fiquei com medo que a canela ficasse muito forte, mas não ficou – ficou uma nota muito bacana em toda a composição de sabores.
Produtos:
- 700 g de lombo de porco
- 1 colher de chá Mistura chinesa de 5 especiarias
- 2 dentes de alho
- 4-5 colheres de chá. molho hoisin
- 3 colheres de sopa. molho de soja
- 2 colheres de sopa. vinho branco (vinho de arroz, saquê ou xerez seco)
Preparação:
A carne é limpa de gorduras, se houver. Esfregue bem por todos os lados com a mistura de 5 especiarias. O alho é prensado e também distribuído sobre a carne.
Molho de soja e molho hoisin são misturados ao vinho. A carne de porco é despejada e bem untada por todos os lados, depois coberta e deixada na geladeira por 2 horas. Mesmo que não tenha tempo de deixar marinar, não tem problema.
A carne temperada é colocada sobre uma gradinha em uma bandeja, onde se deita um pouco de água. O forno é aquecido a 200˚. A carne de porco é assada por cerca de 30-40 minutos, período durante o qual é frequentemente virada e untada com o restante da marinada dos molhos.
Depois de assada, a carne descansa por 15 minutos, após os quais é cortada em rodelas.
O porco assado pode ser servido com acompanhamento de arroz com açafrão e legumes, ou com outro prato adequado – por exemplo, espaguete de arroz com tiras de abobrinha, cenoura e cebolinha.