Por que você nunca deve cozinhar batatas em água se quiser um purê cremoso, segundo um chef

O truque para fazer purê de batata mais cremoso (Adobe Stock)
O truque para fazer purê de batata mais cremoso (Adobe Stock)

Que a batata é um dos acompanhamentos por excelência da nossa gastronomia é um facto indiscutível. Seja na forma de batatas fritas, cozido no forno, inteiro ou cortado em rodelas finas, também recheado ou acompanhado de vários tipos de molhos. Uma das formas mais deliciosas de preparar batatas como acompanhamento é a simples e ao mesmo tempo delicada purê de batata.

Talvez mais comum em outras cozinhas que nos rodeiam, como a francesa, este purê é na verdade uma deliciosa guarnição que acompanha perfeitamente carnes com molho e outros pratos principais. No entanto, e apesar de ser uma receita rápida e fácilcom poucos elementos em sua lista de ingredientes, a verdade é que nem sempre conseguimos uma textura ou sabor perfeito ao preparar purê de batata caseiro.

São muitos os que, para obterem um purê de batata caseiro mais cremoso, Utilizam ingredientes como natas ou queijo, elementos lácteos que tornam o nosso puré amanteigado e espesso, além de lhe conferirem sabor extra. Mas existe uma maneira de atingir esse mesmo objetivo sem adicionar tantas calorias extras à nossa receita, um truque que descobrimos através das redes sociais de um chef profissional.

Receita de purê de batata (Shutterstock)
Receita de purê de batata (Shutterstock)

O nome dele é Alecrim Gill (@rbransongill), é de origem americana e trabalha como professora na escola de culinária Milk Street, na cidade de Boston. Através de suas redes sociais, a cozinheira divulga alguns dos seus truques mais bem guardados para cozinhar em casa, segredos que todos podemos aplicar para elevar as nossas receitas e obter resultados dignos de um chef profissional. Nesse caso, a cozinheira explicou o truque definitivo para conseguir um purê de batata cremoso sem usar creme, receita para a qual só precisamos de um ingrediente a mais: o leite.

“Cozinhamos nosso purê de batata em leite, não em água, e é por isso”, o cozinheiro inicia o vídeo. Abaixo, ele explica os motivos dessa decisão: “Batatas são como macarrão.”eles liberam amidos no líquido de cozimento”, diz ele. Esse líquido com que são cozidos torna-se então o que Rosemary chama de “ouro líquido”, um leite suplementado com amido que permite obter um purê extremamente cremoso.

“Quando você joga fora a água em que cozinha as batatas, você joga todo o amido no raloentão você está desperdiçando”, explica a cozinheira. Por outro lado, se substituirmos a água pelo leite, também podemos usar este último como base para o purê, ou seja, podemos amassar as batatas cozidas no próprio leite para misturá-lo e criar um purê delicioso. “O leite se torna nosso líquido para cozinhar e, ao mesmo tempo, em um substituto de creme”finaliza o chef. O resultado é um purê cremoso e saboroso que dispensa o peso do creme de cozinha.

Escolha o tipo certo de batata É fundamental preparar um purê de qualidade. Variedades com alto teor de amido, como Baraka, Kennebec ou Monalisasão os mais recomendados para conseguir um purê cremoso. Estas variedades farinhentas são preferíveis às batatas cerosas, que são mais adequadas para fritar.

A maturação das batatas também desempenha um papel importante na preparação do purê. O ideal é usar batatas que não sejam nem muito novo nem muito velhopois isso pode afetar a textura e o sabor do purê final. As batatas novas podem estar muito úmidas, enquanto as batatas velhas podem estar secas e farinhentas.

A ONU comemora o primeiro Dia Internacional da Batata: seis pratos típicos espanhóis com este tubérculo como protagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *