Pimentas com leite

Essa é uma receita da minha infância, preparada pela minha avó, e meu pai aprendeu com ela. Uma manjichka simples e caipira que é tão deliciosa! Lembro-me de que um verão, durante as férias, estava visitando minha avó em Targovishte e fizemos todo tipo de atividades de inverno. Adorei a lutenica dela – frita lentamente, durante horas, numa frigideira enorme, numa lareira improvisada no quintal, enquanto a avó mexia com uma colher comprida de pau! Nós, os netos, mal podíamos esperar para passar o pão em coma com a lutenitsa ainda quente! Essa lembrança me levou, anos depois, a trazer a bandeja aqui na aldeia para usar como ela. A colher, infelizmente, já havia sido comida pelos arborícolas. Eu não os culpo – ela absorveu muito sabor e sem dúvida estava com água na boca! Bem, provavelmente fizemos lutenitsa, assim como picles com pimentão, porque limpamos muitos pimentões. Tanto que nossa avó cozinhou essa manchichka apenas com os restos dos pimentões – ali, naquela parte do caule, onde ficavam as sementes. Nossos pais nos contaram que nossa avó fazia uma manjá de “línguas de rouxinol”! 🙂

DSC06094
Produtos:

850 g de pimentão verde sivria
1 cebola
60 ml de óleo
1-2 colheres de chá. páprica
2 colheres de sopa. farinha
600 ml de leite fresco
sal a gosto
Preparação:

Os pimentões são limpos das sementes e cortados em cubos. A cebola é picada finamente. O azeite é aquecido em uma panela grande e a cebola é cozida até ficar macia. Em seguida, acrescente os pimentões e, mexendo de vez em quando, frite até ficar macio.

Adicione o pimentão vermelho e a farinha e mexa bem até que tudo esteja uniformemente revestido. Despeje o leite fresco, tempere com sal e cozinhe em fogo baixo até o molho engrossar e os pimentões amolecerem.

DSC06102

Pessoalmente, prefiro este prato de verão bem gelado, mesmo direto da geladeira. Atenção – o molho come muito pão!

DSC06108

Se você tomar cuidado com o pão, poderá comê-lo no dia da proteína da dieta de 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *