Pilaf com macarrão de cevada

Esta é a receita mais preparada de um dos meus livros favoritos – “Pinch of Serotonin – 101 Recipes from Turkian Seven”. Gosto muito da técnica de fritar o macarrão arpa antes de adicionar o arroz e a água. É um ótimo acompanhamento para pratos com molhos, como carne com pimentão seco, carne com molho de tomate (κοκκινιστό), frango com paprikash, almôndegas de Izmir, etc. Adoramos um acompanhamento de macarrão kritaraki, que é o nome grego do macarrão arpa, e costumamos prepará-lo em diversas variações e proporções, e essa versão já é uma das preferidas em casa. A primeira vez fiz com mais macarrão arpa e menos arroz e gostamos muito. As fotos abaixo são deste preparo, sendo a dose em torno de 1/3.

Produtos:

  • 2 colheres de chá arroz
  • ½ colher de chá macarrão de cevada
  • 5 colheres de sopa. óleo
  • 2 colheres de sopa. manteiga
  • 3 horas água quente ou caldo
  • sal a gosto

Preparação:

O arroz é embebido em água quente com sal. Deixe de molho por 15-20 minutos para inchar. Em seguida, é enxaguado em água corrente até ficar transparente. Drena bem.

Numa panela aqueça o azeite, acrescente o macarrão de cevada e frite, mexendo sempre, até dourar. Tenha cuidado para não cozinhar demais, mas lembre-se de que cozinhar depois disso irá desbotar a cor.

Quando o macarrão de cevada ficar dourado, adicione o arroz escorrido e a manteiga. Sal a gosto. A fritura continua até que os grãos de arroz comecem a grudar levemente e fiquem transparentes.

Deita-se água ou caldo, fecha-se a tampa, reduz-se a potência do fogão e cozinha-se o pilaf sem abrir e mexer até que o líquido seja absorvido.

A panela é retirada do fogão e deixada tampada por 15-20 minutos para descansar o pilaf.

Sirva com seu prato preferido com molho. Na foto da esquerda, o pilaf é servido como acompanhamento de frango com paprikash e, na foto da direita, de carne com pimentão seco.

Aproveitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *