Uma receita exclusiva do livro “Home Feast” do Reader’s Digest! Embora existam algumas incertezas, ficou ótimo! Sabor rico, molho macio e aveludado, carne soberbamente cozida que cai sozinha do osso! Prepare este prato sofisticado para uma ocasião festiva ou para se deliciar num domingo!
Produtos:
1 pato, cerca de 2 kg
100 ml de whisky (calvados ou brandy na receita original do livro)
2 cebolas
2-3 dentes de alho
3 maçãs – agridoce
200 ml de água
500g de repolho
1 colher de chá sementes de cominho
sal a gosto
200 ml de vinho branco
4 colheres de sopa. suco de limão espremido na hora
500 g de batatas frescas
200 ml de creme
Preparação:
O pato é cortado em 8 partes. É colocado em um grande recipiente à prova de fogo – uma panela ou frigideira, com a pele voltada para baixo, sem gordura. Ligue o fogo médio e frite os pedaços de pato por cerca de 15 minutos, virando de vez em quando, até dourar por todos os lados.
Neste momento, você pode cortar o repolho em pedaços grandes e as batatas em quartos, se forem maiores. É necessária uma bandeja grande, de preferência com tampa, para colocá-los após o corte. Tempere com cominho, sal, acrescente o suco de limão e o vinho branco.
Quando os pedaços de pato são fritos, a gordura é retirada, restando apenas cerca de 1 colher de sopa. dela. O conhaque é servido – tomamos uísque e foi isso que usamos. Espere meio minuto para que o álcool evapore e depois acenda.
O pato é flambado até que as chamas se apaguem, depois é transferido para a bandeja com os demais produtos.
Ligue o forno para aquecer até 190°.
Depois de retirar o pato da frigideira, junte a cebola picada e o alho para refogar. Depois de alguns minutos, adicione as maçãs sem caroço e fatiadas. Adicione a água e espere a mistura ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos.
Aqui, a receita do livro não é específica sobre o que fazer a seguir com essa mistura de cebola, alho e maçã. Não diz para adicionar à frigideira, mas a lista de ingredientes diz fatias extras de maçã para enfeitar o prato. Não há nenhuma ilustração do prato acabado para nos guiar. Resolvemos então deitar a mistura refogada na frigideira com a couve, a batata e os pedaços de pato.
A bandeja é tampada e levada ao forno por 1 hora. O nosso não tem tampa, então cobrimos com papel alumínio.
Após o tempo de cozimento, abra a bandeja, acrescente o creme de leite, mexa e leve ao forno por mais 20-30 minutos, até o molho reduzir, o pato ficar dourado e crocante. A foto acima é antes da devolução da assadeira.
O prato acabado é decorado com rodelas de limão e maçã.
Acho que acertamos em adicionar a mistura de cebola e maçã à frigideira – as maçãs e as cebolas agridoces contribuem para o sabor rico e delicado do molho, especialmente quando combinadas com o vinho branco e as natas.
Aproveite este requintado sabor francês nas férias!