O patê de queijo de cabra é na verdade uma mistura de queijo de cabra e queijo azul, alho, sálvia e porto. O último queijo de cabra que trouxemos da Grécia estava um pouco mais seco do que gostaríamos, e eu queria usá-lo de uma forma que o amaciasse. Então escolhi esta receita do nosso livro favorito – “Obras-primas Culinárias em 30 Minutos” da editora “Reader’s Digest”.
Segundo a receita, o patê é feito com xerez, mas como não tenho já conheço todos os substitutos possíveis. O xerez pode ser substituído com sucesso por vermute, vinho branco ou tinto, vinho marsala ou porto na mesma quantidade que o xerez. Outra opção é o conhaque, que acompanha bem aves, frutos do mar e carnes suínas. Os substitutos não alcoólicos incluem extrato de baunilha (uma pequena quantidade porque é forte), suco de frutas (maçã, laranja, abacaxi, pêssego ou damasco), vinagre de maçã ou vinho, cuja quantidade deve ser menor, e misturado com caldo ou água.
Fizemos um jantar leve com queijo de cabra porque também combinamos com bruscheta com pesto vermelho e queijo de cabra, que apresentarei mais tarde.
Produtos:
- 100 g de queijo de cabra duro
- 100 g de queijo azul
- 1 dente de alho ou um raminho de alho fresco
- 5-6 folhas de sálvia
- 3-4 colheres de sopa. Porto
Servir:
- biscoitos salgados
Preparação:
Queijo de cabra e azul, alho e sálvia são colocados em um picador. Faça um purê até ficar homogêneo e, em seguida, despeje o xerez (ou seu substituto). Bata novamente até ficar homogêneo.
Transfira para uma travessa e sirva com biscoitos.