Pastrami caseiro

Depois do mezze com suco de repolho, esta é a segunda guloseima caseira preparada regularmente.

Desde que tentamos fazer pastrami caseiro pela primeira vez, nunca ficamos sem um pedaço pronto para comer, e pelo menos um em processo de secagem! Se começarmos a cortar um, imediatamente colocamos outro para secar. Se você gosta de aperitivos secos em fatias finas, vale a pena fazer um em casa! Não exige esforço e os recursos financeiros investidos nesse empreendimento são incomparáveis ​​ao preço dos filés secos prontos. Não vou mencionar o sabor, e a carne pode ter um sabor diferente a cada vez. Uma vez fazemos uma mistura em que predomina o pimentão vermelho defumado e a carne fica com crosta vermelha. Outras vezes adicionamos mais salgados e obtemos pastrami saboroso. A escolha é inteiramente sua 🙂 Sim – a secagem demora um pouco, mas a espera vale a pena!

DSC05682

Produtos:

um pedaço de lombo ou lombo (cerca de 1 kg) – porco ou vaca
sal marinho (cerca de 2-3 kg)
uma mistura de especiarias de acordo com o gosto e na proporção preferida

Mais:
água fervente
jornal

Preparação:

A carne é bem lavada e seca. Se quiser, pode usar uma faca afiada para retirar a camada branca de pele e gordura, mas não me importo se permanecerem. Em uma caixa suficientemente grande e funda, coloca-se sal marinho grosso no fundo para que a carne fique sobre ela.

Em seguida, cubra a parte superior e todas as laterais com sal, o suficiente para cobrir toda a peça. Guarde na geladeira por pelo menos um dia – depende do tamanho do pedaço de carne. Um filé maior precisa de dois dias no frio para que o sal absorva melhor o suco.

Depois que o filé já estiver desidratado, ele é retirado do sal – você saberá que ele está seco pelo aspecto ressecado em relação ao início. Mergulhe por 2-3 minutos em uma panela com água fervente – apenas o suficiente para ficar branco. Nesta fase, não há problema em cortá-lo em dois pedaços. Dividimos, primeiro – para que entre mais facilmente na panela, e segundo – porque assim o tempo de secagem dos temperos é um pouco reduzido.

Depois de retirado da água fervente, o filé fica bem seco. Espalhe a mistura de especiarias em um pedaço de jornal. Pode incluir: pimenta vermelha defumada, pimenta vermelha, pimenta preta, salgada, orégano, feno-grego, sálvia, curry, manjerona, coentro… Também pode colocar sal, mas assim fica muito salgado para o meu gosto, porque o filé já absorveu o sal com que foi seco. O que e como você quiser! Pressionando levemente a mistura de temperos secos, a carne é bem enrolada por todos os lados para ficar coberta por todos os lados. Embrulhe em um pedaço de jornal limpo e leve à geladeira por cerca de 2 semanas. O jornal pode ser trocado de vez em quando se ficar muito úmido.

Está pronto quando está firme e escuro e corta facilmente em fatias finas.

DSC05699

É óptimo nas férias poder servir uma travessa de petiscos caseiros, ou simplesmente comer à vontade. Muitas vezes fizemos filés como este para presentear amigos, e o gesto sempre foi muito apreciado! Peças já viajaram até para Viena! 🙂 Felicidades para Darry!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *