O meu pão de Ano Novo deste ano é este Sun Loaf do Cotton Loaf Group, baseado numa receita da edição de Natal de 24/dezembro de 2021 do Culinary Journal. Não é difícil de fazer, principalmente com a ajuda de uma máquina de pão para amassar e levedar a massa enquanto se prepara para a noite festiva.
Produtos:
- ¼ cubo (10g) de fermento fresco
- 1 ¼ colher de chá. (250 ml) de leite fresco
- 1 Colher de Sopa. óleo
- 2 ovos
- 1 Colher de Sopa. açúcar
- 1 colher de chá sal
- 4 horas (720 g) de farinha
- 30-40g de manteiga
Preparação:
Se a massa for amassada na máquina de fazer pão, despeja-se no fundo do recipiente o leite levemente aquecido, o óleo, um ovo inteiro e a clara do outro, o fermento triturado. A farinha, o sal e o açúcar são despejados sobre os ingredientes líquidos e a máquina é ligada no programa massa. Aguardando a conclusão do processo.
Se for misturado à mão, o leite aquece ligeiramente e o fermento se esfarela nele. Adicione o açúcar e uma colher de farinha, misture até formar uma pasta e espere espumar. O fermento ativado é colocado em um buraco na farinha, o óleo, o ovo inteiro e a clara do outro, e o sal é adicionado. Sove a massa e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume.
Quando a massa está pronta e crescida, separa-se dela uma bolinha e o restante é dividido em duas metades. Coloque a bola no meio de uma assadeira untada com óleo e enfarinhada. Usei uma forma bem grande, mas o pão quase a encheu. Se eu tivesse usado uma forma menor, o pão teria ficado um pouco mais recolhido, mas minha forma menor já estava ocupada pela torta da sorte.
A massa restante, dividida em duas bolas, é enrolada em duas crostas redondas do mesmo tamanho. Um está untado com manteiga derretida. O outro é colocado em cima e ambos são desenrolados juntos, produzindo assim uma crosta maior. Também é untado com manteiga derretida.
A grande crosta oleada resultante é dividida em 12 partes triangulares iguais – primeiro cortada em 4, depois cada quarto é cortado em três partes iguais. Os triângulos são enrolados em pães, começando pela parte larga em direção à ponta afiada. Eles se alinham na bandeja ao redor da bola no meio, como raios de sol. O bolo é deixado crescer novamente por cerca de 30-40 minutos.
Depois que o pão cresce novamente, espalha-se com a gema batida do segundo ovo, misturada com algumas gotas de óleo. Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por cerca de 25-30 minutos.
Macio, fofo, se divide em fios quase como uma bola de algodão! Algodão de verdade!