Pão de malha

Há poucos dias completamos 3 anos da perda de uma pessoa muito próxima. Você conhece a tradição – pão, trigo, vinho. Pediram-me para fazer o pão, mas tinha que ser um que agradasse à minha tia, a quem reverenciamos – impressionante, elegante e delicioso. Resolvi apostar em algo que já fiz 2 a 3 vezes com sucesso – o pão trançado com natas, que escolhi na Maria’s. Não defino aqui como “com creme”, porque pode ser feito com chantilly, creme de leite, com iogurte, ou como fiz neste caso – com o produto sérvio pavlak, que é algo como iogurte cremoso .

Amasso a massa na máquina de fazer pão no programa massa, mas você também pode amassar manualmente. Neste caso, deve-se primeiro ativar o fermento dissolvendo-o com o açúcar e 2-3 colheres de sopa. da farinha no leite aquecido e espere espumar antes de despejar na farinha e misturar com o restante dos produtos.

DSC03963

Produtos:

100 ml de leite fresco em temperatura ambiente (ou levemente aquecido se estiver na geladeira)
30 g de manteiga derretida ou banha – eu tenho e usei banha
3 ovos
200 g de creme ou iogurte
600g de farinha
1 novamente. fermento seco
1 colher de sopa. sal
1 colher de chá açúcar
1-2 colheres de sopa. óleo

Preparação:

No recipiente da máquina de fazer pão, colocam-se no fundo os ingredientes molhados – leite fresco, manteiga ou banha derretida, dois ovos inteiros e a clara do terceiro, e natas ou iogurte. Despeje a farinha sobre eles, acrescente o sal, o açúcar e o fermento seco. Coloque a máquina no programa massa e deixe amassar e crescer. Meu programa dura 90 minutos.

Quando a massa estiver pronta, ela é despejada do recipiente da máquina sobre uma superfície enfarinhada. Amasse levemente e divida em 8 partes iguais. Cada bola forma um pavio levemente enfarinhado.

As mechas resultantes são dispostas a uma pequena distância umas das outras, com sobreposições sucessivas – 4 na horizontal e 4 na vertical, formando uma espécie de rede. Suas pontas devem ficar livres para que possam ser franzidas e bainhadas sob o “tricô”. O objetivo deles é ajudar o pão a crescer no meio.

Transfira o pão assim formado para uma bandeja com cerca de 20-24 cm de diâmetro, coberta com papel manteiga. Diâmetro menor – pão mais alto. Cubra com uma toalha de algodão e deixe crescer até dobrar de tamanho. Neste momento, o forno pode ser aquecido a 170-180° com o reotan superior e inferior ligados.

Quando o pão estiver inchado, espalhe-o com a gema batida do terceiro ovo, misturada com um pouco de óleo – 1-2 colheres de sopa. Leve ao forno cerca de 35-40 minutos, sendo o tempo de cozedura diferente para cada forno. Deve aumentar visivelmente e corar bem.

DSC03895IMG_20181231_205654

Tenho fotos suficientes de todos os meus pães acabados, mas nenhum deles é esteticamente “durável”, pois com os anteriores não pensei que precisaria de fotos bonitas, e com o último não tive oportunidade de arranjar um foto, já que tive que usar em outro lugar, e preferi fazer com a bandeja. De qualquer forma, o cheiro é tentador, é crocante por fora e macio por dentro. Ele se divide em fios quase como uma peneira. É adequado tanto para suplementos salgados como doces.

Mal cheguei ao local – Roscoe estava se contorcendo em torno dela como um gato em torno de uma tigela de leite! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *