Experimentei este pão segundo uma receita da aplicação móvel Billa Culinarium. Na primeira vez saiu com uma crosta crocante maravilhosa, mas depois de uma hora e meia de cozimento o interior permaneceu cru. Manchou a faca e tive que cortá-la ao meio no sentido do comprimento e assá-la como uma bruscheta. Para mim o erro foi na tecnologia de cozimento – colocar o pão no forno frio, ligar a 110° e assar assim por meia hora, depois aumentar a temperatura para 180° e assar por mais uma hora. Pensei em tentar novamente porque a crosta estava muito, muito saborosa! Reduzi a quantidade de líquido, deixei a mistura descansar para a aveia absorver o excesso de umidade enquanto inchava, o fermento ativar e a massa aumentar de volume, e só então coloquei o pão no forno pré-aquecido. O resultado foi muito melhor!
Produtos:
250 g de farinha integral
50 g de farinha de centeio
50 g de aveia fina
20g de linhaça
30 g de sementes de girassol cruas descascadas
1 novamente. (7 g) fermento seco
1 colher de chá sal marinho
200 ml de leite fresco
200 ml de água
Preparação:
Misture os dois tipos de farinha, aveia, linhaça, sementes de girassol e fermento em uma tigela. O sal marinho é triturado em um pilão e adicionado aos ingredientes secos. Usei sal marinho Pomorie – presente da minha amiga Ellie, em um pote muito lindo 🙂
Mistura-se tudo bem, depois junta-se leite (ligeiramente aquecido) e água. Misture com uma colher até obter uma mistura lisa e pegajosa. A foto abaixo é da primeira tentativa, mas com a quantidade reduzida de ingredientes líquidos fica mais espessa.
Deixe descansar por cerca de meia hora para que a aveia absorva um pouco da umidade e o fermento se ative como escrevi acima.
A mistura é colocada em uma forma de pão oblonga coberta com papel manteiga. Quando o pão aumentar de volume, aqueça o forno a 180°C. Levei uma hora e meia assando para que o palito parasse de sair molhado.
Após retirar do forno, deixe esfriar quase completamente para facilitar o corte.
Delicioso!