Panquecas recheadas

Não vou te ensinar a fazer panquecas, embora eu tenha aprendido há alguns anos, quando minha querida amiga Toni, de Ruse, veio me visitar com sua forma de panqueca! Tivemos uma brincadeira há muito tempo e ela gosta de realizar essas “ameaças”. Então, na manhã de domingo da visita dela, fizemos juntos uma fornada de panquecas e, em pouco tempo, comprei uma frigideira. Dada a disponibilidade constante de ovos frescos das nossas galinhas e as entregas semanais de leite caseiro, tenho puxado bastante a frigideira e virado as panquecas desde então! Seria um pecado não fazê-lo!

Se você exagerar na quantidade de panquecas no café da manhã como eu, esta é a solução. Só não os deixe muito doces. A receita é do livro 4 da série “Masterpieces of World Cuisine” – “Mexican Cuisine”, publicada pela IC “Trud”. Reduzi os produtos em 1/3 e ainda ganhei uma bandeja enorme de panquecas recheadas, assadas com bechamel versão deluxe e polvilhadas com queijo. Ficou bem gostoso. Veja como eu os fiz.

DSC03236

Produtos:

10-12 panquecas
500g de cogumelos
1 cebola
3 dentes de alho
1-2 pimentões descascados torrados, a seu gosto – o meu é de uma jarra e bem picante
2 colheres de purê de tomate
azeite
1 Colher de Sopa. coentro fresco seco ou picado
sal, pimenta

Para o molho bechamel:DSC03244

uma cebola pequena
dente de alho
um pedaço de manteiga – cerca de 50
80-100g de farinha
200 ml de leite
2-3 colheres de sopa. nata
80 ml de vinho branco
1 colher de chá tomilho seco ou fresco picado
noz-moscada
sal
queijo duro ralado (parmesão) ou queijo amarelo

Preparação:

Os cogumelos são limpos e cortados em pequenos cubos uniformes. Cebola e alho são ralados ou picados bem fininhos – quase os moí no picador. Minha cabeça de cebola era bem grande, então coloquei alho para o molho também e reservei algumas verduras picadas em vez de usar novas. A pimenta também é picada finamente. Numa frigideira grande e funda, aqueça a gordura – manteiga ou azeite – e coloque a cebola e o alho. São cozidos até ficarem macios, depois juntam-se o chusule, o puré de tomate e os cogumelos.

O ensopado continua em fogo médio-baixo por cerca de 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a água dos vegetais evapore e eles estejam cozidos. Por fim, polvilhe os coentros e tempere com pimenta preta e sal, se necessário. Mexa o recheio e deixe esfriar.

Nessa hora é preparado o molho bechamel. Usei a forma do recheio sem lavar. O torrão de manteiga é derretido e a farinha é despejada nele, mexendo com uma colher de pau até fritar. Adicione o leite aquecido, mexendo sempre o molho até que todos os caroços estejam dissolvidos e homogêneos.

Continuando a mexer, adicione as natas e o vinho branco. É temperado com tomilho, noz-moscada e sal. Cozinhe o molho até engrossar, mexendo sempre.

Quando o molho estiver pronto, você pode começar a rechear as panquecas. Despeje 1 a 2 colheres de molho no fundo da assadeira que será usada para assar o prato e espalhe por todo o fundo.

Em metade de cada panqueca, coloque 1-2 colheres de recheio e dobre a panqueca em 4. Disponha-as uma ao lado da outra com uma ligeira sobreposição na panela. Despeje o restante do molho por cima e rale o queijo por cima.

O prato é levado ao forno aquecido, ou frio, se utilizar assadeira de cerâmica ou vidro. Asse por cerca de 30-40 minutos até dourar por cima.

DSC03262

Servido quente, mas frio também é muito bom.

DSC03264

Eu esperava que fosse muito picante, mas descobri que o tempero da cebolinha equilibrava perfeitamente com a suavidade do molho. No geral, estou muito feliz com o prato!

DSC03267

O recheio pode ser muito interpretado – carne picada, frango, alguma coisa verde… Dê asas à imaginação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *