Eles são lindos! Crocantes fofinhos, ou se preferir – crocantes crocantes! A receita está no nº. 3/fevereiro de 2020 da revista “Culinary Journal”, e indica-se que foi enviado por Maria Kocenova de Lyaskovets.
Produtos:
500 g de farinha – usei 450 g de farinha branca e 50 g de trigo integral
1 novamente. (7 g) fermento seco
200 ml de cerveja
80 ml de azeite
1 colher de chá sal
Para espalhar:
1-2 dentes de alho
20-30 ml de azeite
1/2 colher de chá. orégano seco
Preparação:
Misture e mexa a farinha, o sal e o fermento seco em uma tigela. No centro é feito um poço e nele são despejados azeite e cerveja.
A cerveja imediatamente começa a ferver na mistura, assim:
Os ingredientes são amassados até obter uma massa macia. Estava um pouco seco para mim, então acrescentei um pouco mais de azeite. A massa pronta na tigela é coberta com filme plástico e deixada descansar por meia hora.
Quando a massa começar a crescer após o intervalo, divida-a em bolas. Assei os pães em uma forma de muffin com 6 cavidades, então dividi a massa em 6 partes. As formas são untadas e enfarinhadas.
Neles são colocados os pães levemente enfarinhados e os cortes são feitos com faca afiada. Asse em forno pré-aquecido a 180°. Não marquei o tempo exato, mas leva cerca de 30-40 minutos até que fiquem dourados. A prontidão pode ser verificada com um palito.
Enquanto os pães assam, prepare a mistura para espalhá-los. Pique finamente os dois dentes de alho, misture com azeite e orégano.
5 minutos antes de os pães estarem completamente prontos, retire-os do forno, pincele-os com o azeite de alho e devolva-os. Até reguei com um fio extra de azeite depois de regar. Eles não resistiram – pelo contrário! Enquanto pincelava com a mistura de azeite e alho, pensei também neste acordeão de brioche, que também ficou muito saboroso e cheiroso!
Após o cozimento, são retirados brevemente junto com a forma sobre uma gradinha, após o que saem dos ninhos com total liberdade e sem nenhum esforço.
São ideais para um lanche ligeiro, acompanhado de queijo, algum lanche tipo köpoolu ou algo semelhante. Comi com legumes assados e ficaram uma ótima combinação!