Rápido de fazerversátil e para todos os públicos. A massa é um produto essencial nas despensas de muitas casas. E apenas dois ingredientes adicionais são suficientes para desfrutar de um prato nutritivo, rico e saudável.
No entanto, a cultura popular fez com que muitos eliminassem as massas de sua dieta. O medo dos carboidratos, o desconhecimento da importância dos carboidratos e os preconceitos sociais fazem com que muitos eliminem esse produto de sua dieta. Além disso, há também aqueles que, embora afirmem incorporá-lo nas suas refeições diárias, seguem instruções erradas e falham no diferentes partes de sua preparação.
Um dos mitos mais difundidos sobre a massa é que ela é um alimento que engorda. No entanto, a massa em si não é particularmente calórica; O verdadeiro problema geralmente está nos molhos ricos em gordura e nas porções consumidas. Na mesma linha, também é falso que não se possa comer à noite. A única coisa que acontece é que o consumo de macarrão no jantar deve ser moderado, pois o metabolismo fica mais lento ao longo do dia e as necessidades energéticas diminuem.
A respeito deeu tipo de macarrão, Há quem considere a massa fresca mais saudável do que a massa seca. Porém, embora apresentem diferenças de textura e sabor, ambas as opções podem ser saudáveis dependendo dos ingredientes que as acompanham. Da mesma forma, a rejeição da massa integral por seu suposto gosto ruim é outra das grandes mentiras, embora tenha cada vez menos adeptos. Nos últimos anos, as marcas melhoraram significativamente a sua textura e sabor, oferecendo uma alternativa rica em fibras e nutrientes em comparação com massa branca tradicional.
No preparo da massa, um erro comum é acreditar que enxaguá-la após o cozimento melhora sua textura ao eliminar o amido. Porém, esta etapa só é útil se a massa for destinada a saladas, pois o amido atua como um adesivo que permite que os molhos penetrem melhor na superfície. A ideia de que adicionar óleo à água do cozimento evita que a massa grude também se tornou popular. Agora, esta não é uma prática eficaz. Na verdade, o melhor é mexer a massa constantemente durante os primeiros minutos de cozimento. para evitar que grude.
Por fim, partir o esparguete antes de cozinhar não só é desnecessário, como perturba a experiência de saborear este tradicional produto no seu tamanho original. Portanto, se houver dúvidas, a solução é simples: basta utilizar uma panela grande o suficiente para cozinhá-los corretamente sem precisar quebrá-los.
O tempo de cozimento da massa em água fervente depende do tipo e da espessura, mas geralmente varia entre 8 e 12 minutos. A massa fresca requer menos tempo, 2 a 5 minutos, enquanto as variedades de trigo integral normalmente precisam de 10 a 12 minutos. Agora, seja qual for o tipo de massa que vamos preparar, é fundamental seguir as instruções da embalagem e prová-la antes de retirá-la do fogo.