O molho marinara é um molho de tomate inventado pelos marinheiros italianos que geralmente é feito com tomate, alho, ervas e cebola. As variações incluem alcaparras, azeitonas, especiarias e um pouco de vinho. Acompanha bem carnes, peixes, aves, cereais e massas. Você pode marinar espetos nele, usá-lo para assar pratos em pratos no forno. Marinara será um ótimo complemento para qualquer mesa! Para as diferentes versões do molho, você pode conferir aqui. A tradução é um pouco engraçada, mas você vai entender. Há também a opção com pimentão assado, que me lembrou minhas almôndegas favoritas de Izmir.
Fizemos nosso próprio molho marinara porque gostamos de uma receita de pizza do nosso livro de pizza, Pizza night! 101 tortas incríveis para fazer em casa”, em que a base é coberta com esse molho. Escolhemos uma combinação de ingredientes que incluía vinho e vinagre balsâmico. Acabou sendo um molho muito bom, aromático e saboroso, que pode ser usado para diversos fins. Se desejar, pode ser amassado para ficar com uma textura lisa e macia, mas deixamos assim – para sentir os pedaços. A quantidade de ingredientes foi suficiente para uma pizza.
Produtos:
- 1 tomate médio
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de chá uma mistura de especiarias secas – orégano, manjericão, alecrim, salgados, tomilho (o que você preferir)
- sal, pimenta
- 30-40 ml de azeite
- 20 ml de vinho (branco ou tinto)
- 1 Colher de Sopa. vinagre balsâmico
Preparação:
Corte o tomate ao meio e rale-o até a pele. Cebola e alho são picados finamente. Aquece-se o azeite e coloca-se primeiro o alho.
Assim que começar a mudar de cor acrescente a cebola. Cozinhe em fogo moderado até ficar macio e depois adicione o tomate ralado. Ferva até engrossar – leva cerca de 20 minutos.
Se quiser que o molho fique homogêneo, você pode purê-lo nesta fase ou triturá-lo no liquidificador.
Depois que o molho engrossar, acrescente os temperos e tempere com sal e pimenta. Despeje o vinho e espere um ou dois minutos para que o álcool evapore. Por fim, adiciona-se o vinagre balsâmico. Novamente espera-se que assente e é retirado do fogão.
Pode ser usado para barrar pizza, adicionar espaguete, marinar carne e tudo o mais que você imaginar!