Massa caseira de alcachofra fresca

Eu queria muito comprar uma máquina de macarrão! Não sabia se iria usá-lo ou onde iria guardá-lo, mas depois de alguns anos de hesitação, comprei-o para a Páscoa durante uma promoção. Já se passou quase um ano desde que comecei a tentar fazer macarrão caseiro. Que bom que chegou uma ocasião adequada – o aniversário da minha amiga Ellie, que também tinha muita vontade de se reunir algum dia para comer massa caseira. Comemoramos nosso aniversário em casa com esse bolo de café, e o principal foi o macarrão em duas versões – com molho de tomate com filé para os homens, e com alcachofra para nós dois, pois estávamos curiosos para experimentar esse não muito popular vegetal em nosso país. Claro que todos tentaram de tudo e todos gostaram muito de tudo! A massa ficou inesperadamente (para mim) bem – fofa e macia, e o processo de amassar e enrolar em si é muito agradável e calmante – “Zen”, como Eli descreveu. Cada um dos homens bebeu com as unhas do lado de fora, na varanda, enquanto estudávamos a máquina e rolávamos juntos, o que foi acompanhado por uma pequena reflexão.

A proporção da massa para macarrão caseiro é de 1 ovo para cada 100 g de farinha. Éramos 6 e preparamos uma dose multiplicada por 6 – 6 ovos e 600 g de farinha. Havia o suficiente para todos, sobrou até uma porção!

Aqui está o que e como o criamos.

Produtos:

Para a massa:

  • 6 ovos
  • 600g de farinha
  • 2 colheres de chá sal
  • azeite

Para os molhos:

  • 500g de cogumelos
  • 1 cebola

Para o molho de tomate:

  • 200 g de filé de porco defumado cozido cortado em cubos
  • 1 garrafa de pasta de tomate

Para o molho de alcachofra:

  • 1 pote de patê de alcachofra
  • 1 lata de alcachofras em conserva

Servir:

  • Flocos de parmesão

Preparação da massa:

A farinha é peneirada, misturada com sal, colocada na bancada e no meio forma-se um buraco onde se batem os ovos.

Bata bem os ovos com um garfo, acrescentando aos poucos a farinha. Quando a mistura fica muito espessa e dura, continua-se a amassar manualmente durante 10-15 minutos, até obter uma massa de boa consistência, relativamente firme e agradável ao tacto, sem bolhas de ar.

Forme uma bola, pincele com azeite e embrulhe em papel alumínio. Coloque na geladeira para descansar por meia hora.

Depois que a massa descansa, ela é dividida em pedaços menores. Cada peça é achatada com os dedos para facilitar o manuseio dos rolos da máquina. Comece primeiro com o degrau mais largo, passando por ele 2 a 3 vezes. Depois disso, o grau é gradualmente alterado para o próximo, e assim é desenrolado até a espessura desejada. Periodicamente, a crosta da massa é enfarinhada para não grudar nos rolos. Observe que a massa incha durante o cozimento. Chegamos a uma potência de 5 de 9.

Depois de rolar até a espessura desejada, a casca é movida para os rolos de corte. Decidimos cortar os mais largos e conseguimos algo parecido com aparelhos de fusão.

Cada porção de massa cortada é bem dividida e levemente enfarinhada. Deixe secar ligeiramente por 2-3 horas. Não tivemos muito tempo – esperamos cerca de uma hora. Recebemos um total de 900g de massa fresca caseira.

Enquanto a massa descansava, preparamos os dois molhos.

Preparação dos molhos:

Corte a cebola finamente e os cogumelos em cubos. Eles são fritos até dourarem por igual e a água evaporar deles. A quantidade resultante é dividida igualmente em duas panelas – para os dois molhos diferentes.

Preparação do molho de tomate:

Adicione o filé fatiado à panela para o molho de tomate. Frite até dourar e ficar com aroma de fumaça. Adicione o purê de tomate e cozinhe até engrossar o molho.

Preparação do molho de alcachofra:

Despeje o pote de patê na panela para o molho de alcachofra. Corte a alcachofra em conserva da lata em pedaços conforme sua preferência. Eu o dividi em quatro. Se houver folhas mais duras do lado de fora, elas serão removidas. A alcachofra é colocada na frigideira com o patê. Cozinhe até obter a espessura desejada.

Os tagliatelle cortados e secos prontos são fervidos em uma quantidade suficiente de água fervente com sal. Nossa massa ficou um pouco mais grossa, então demorou mais de 2 a 3 minutos, como diz em todas as receitas. Fervemos duas vezes, por cerca de 7 a 8 minutos cada.

Transfira o macarrão cozido para a panela com o molho e misture bem e tempere. Se necessário, pode-se adicionar um pouco de água do cozimento ao molho.

Na hora de servir decore com flocos de parmesão.

Minha porção não tinha parmesão porque me senti como um dia de teste da dieta de 90 dias. Esse foi o motivo adicional para escolher um cardápio para o feriado – estar de acordo com minha dieta alimentar.

O esforço para preparar massa fresca caseira acabou não sendo muito e o resultado com certeza vale a pena! Se você, como eu, tem uma máquina que ainda não usou, não espere mais – tire-a da caixa e experimente. Eu prometo que você não ficará desapontado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *