Khachapuri é um café da manhã com massa georgiana recheado com uma mistura de ovos, queijo e queijo amarelo. É fácil de preparar, além de extremamente saboroso e nutritivo! Eu não sabia nada sobre khachapuri até que uma noite, quando Rosen se preparava para acender o fogo da lareira, ele estava rasgando jornais velhos para acender. A certa altura, ele disse “Khachapuri”, numa entonação pensativa e extática. Acontece que ele encontrou uma receita em um jornal antigo. Separei com cuidado e no dia seguinte, que era sábado, levantei e fiz.
Depois de tomarmos o café da manhã, sentei-me e contei mais informações sobre esse delicioso café da manhã. Descobriu-se que existem muitas variedades – fechadas, semiabertas, em forma de barco, com recheio de carne picada, com ovo inteiro por cima… E é óbvio que, um por um, teremos que preparar e experimentar cada um das variantes!
A receita do jornal não especificava exatamente como fazer o khachapuri. Tentei várias opções, sendo a primeira a que mais deu certo. Com ele, desenrolei a crosta, coloquei o recheio em uma das pontas, enrolei em um charuto, depois enrolei em um caracol e dei um tapinha de leve. Essa reviravolta lembra muito o güzleme, assim como os hambúrgueres em geral. No Yoli, vi uma variante em que ele usa duas pequenas crostas redondas para um pão, colocando o recheio em uma e cobrindo com a outra – tentarei na próxima vez.
Produtos:
Para a massa:
- 400-450g de farinha
- 1 ovo
- ½ colher de chá. sal
- ½ colher de chá. açúcar
- ½ colher de chá. bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá (200 ml) ayran
Para o recheio:
- 150 g de queijo branco esfarelado
- 150g de queijo ralado
- 1 ovo
Preparação:
O refrigerante é dissolvido no ayran e pode efervescer.
Mistura-se a farinha com o sal e o açúcar, faz-se um buraco no meio e deita-se o chantilly com o bicarbonato e o ovo para a massa. Sove uma massa macia e ligeiramente pegajosa. Deixe descansar por 15-20 minutos.
Neste momento, o recheio está preparado. O requeijão e o queijo misturam-se com o ovo destinado ao recheio até obter uma mistura uniforme e espessa.
Divida a massa descansada em 4 bolas. Em uma superfície bem enfarinhada, cada bola é enrolada até formar uma crosta fina, colocando o recheio em uma das pontas. A casca é enrolada em um charuto e depois tem a forma de um caracol. É levemente achatado à mão ou com rolo.
O resto dos khachapuris também são moldados e depois assados, um por um, em uma panela grande e seca e aquecida, coberta. Depois que a parte inferior estiver avermelhada e bem tostada, vire-a.
Os khachapuris prontos são quentes, crocantes na superfície torrada e macios nas laterais. O recheio interno derrete agradavelmente. São servidos com ayrian e comidos com muito apetite!