Rosen muitas vezes me surpreende com alguma ideia repentina para o jantar, para a qual não estou preparado e não tenho nenhum plano. Em uma dessas ocasiões, acabei com meio quilo de juntas de porco desossadas e sem nenhuma ideia rápida de como cozinhá-las. O mais delicioso é que o pernil fica cozido lentamente.
Pepcho me salvou, com sua receita de pernil assado no saquinho. Ele cozinha em 10 minutos, leva ao forno e aí você tem tempo para outras coisas enquanto cozinha por 2 a 3 horas. A carne fica suculenta, aromática e muito saborosa.
Produtos:
- 1 kg de pernil de porco desossado
- 2 dentes de alho
- ½ colher de chá. cominho
- ½ colher de chá. coentro
- ½ colher de chá. sal
- ½ colher de chá. pimenta
- 1 Colher de Sopa. páprica
- 1 Colher de Sopa. farinha
- 200 ml de vinho branco
- 1 pedaço. saco de cozimento
Preparação:
A carne é bem lavada e seca. Os dentes de alho são cortados ao meio e espetados na carne em vários lugares.
Misturam-se os temperos, a pimenta vermelha e a farinha, e essa mistura é enrolada nas pernas com leves batidinhas, para que grude e forme uma crosta saborosa.
Os pedaços de pernil são colocados no envelope e o vinho é colocado com cuidado para não tirar os temperos.
O envelope é amarrado, colocado em uma bandeja e junto com ele levado ao forno aquecido a 160˚. Asse entre 2,5 e 3 horas.
Depois que as pernas estiverem cozidas, a tripa é aberta e a carne está pronta para servir. Os acompanhamentos adequados são legumes cozidos, purê de batata ou qualquer outra coisa de acordo com seu gosto. Servi com salada de batata.
O molho que se formou com o vinho, os temperos e os sucos da carne pode ser engrossado no fogão com um pouco de fubá, como aconselha Pepcio.
Esta é uma receita digna de um feriado como o de hoje!