Haidari

Uma refeição muito fresca! Parece muito com a famosa Branca de Neve, mas ao mesmo tempo é agradavelmente diferente.

Experimentei o haydari pela primeira vez em uma reunião de trabalho em um restaurante turco. Meu chefe às vezes vai almoçar lá e pede – eu nunca tinha ouvido falar disso. Eu realmente gostei! No dia seguinte resolvi tentar fazer em casa a partir da lembrança do sabor que ainda sentia. Bem, funcionou para mim da primeira vez! Preparado em minutos usando um processador de alimentos. Também pode ser misturado à mão, mas com um robô a consistência fica mais fina e cremosa.

Nesse caso, meu cachorro está congelado no jardim. Eu já havia plantado e cercado cuidadosamente com seixos alguns ramos de jojen no primeiro ano de nossa vida na aldeia, mas a cerca improvisada não o salvou de ser impiedosamente ceifado e, portanto, plantado em todos os lugares! Agora eu carrego toda a culpa por ela ter crescido como uma erva daninha por todo o jardim! Colha, seque, congele, doe, elimine e não há como se livrar disso!

Produtos:

0,8 – 1 kg de iogurte coado
200g de queijo
1 dente de alho
1 punhado de cebolinha fresca

Preparação:

Eu coo meu próprio leite, porque sempre tenho alguns potes de leite fermentado caseiro. Para isso, utilizo um dispositivo que encontrei em uma loja de produtos chineses:

Penduro no gargalo da minha panela de pressão porque cabe perfeitamente no diâmetro e não pressiona os ganchos, além de ter uma boa profundidade – o líquido drenado coletado não fica na ponta da peneira. Mexo ocasionalmente com uma colher para ajudar a escorrer o líquido para o fundo. Na foto acima, o leite acaba de ser colocado na peneira. Eu ia tirar uma foto do valor que ganhei também, mas me distraí e esqueci. Acrescentarei na próxima ocasião.

Para um lote caseiro de Haidari, costumo espremer 3 potes padrão de leite – não medi o peso do leite espremido, mas provavelmente está em torno de um quilo, sabendo quanto pesa o coador quando o levanto com ele. Recebe muita comida, mas também comemos muito. Se lhe parece muito, você pode facilmente reduzir os produtos pela metade.

Na tigela do robô coloquei o dente de alho e o gengibre. Eu os corto brevemente, até que estejam quebrados em partículas finas, mas não completamente purificados. Aí coloco o queijo – pode ser pré-ralado. Eu costumo usar um, mas neste caso ele precisou ser usado porque estava obsoleto.

Às vezes, ao moer, o queijo forma uma bola com todos os produtos – não se preocupe, com a adição de leite tudo ficará bem distribuído. Depois que o queijo também estiver saturado, coloco o leite espremido e ligo o robô por mais 2 a 3 segundos, até que tudo fique cremoso.

Despejo em uma caixa com tampa e guardo até acabar 🙂

DSC01949

Despeje o aperitivo, despeje o conhaque ou ouzo e divirta-se!

Também é um ótimo complemento para almôndegas, espetadas e similares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *