Deveria sempre haver algo para mordiscar e mastigar em casa – pretzels, sementes, palitos de milho, pipoca… Decidi fazer esses petiscos para um dia de carboidratos da dieta de 90 dias, mas nunca tive tempo de fazê-los enquanto a seguia. E como eu estava em casa esses dias antes do mar, e de alguma forma todo o resto para roer acabou, foi a vez deles. Infelizmente não anotei de onde vi a receita – era do blog de alguém… Apenas substituí as sementes da receita original por alecrim seco – é um clássico para combinar com azeitonas e tomates secos.
Produtos:
200 g de farinha integral
200 g de farinha branca – usei sérvia para biscoitos e bolos de chá
1/2 colher de chá. sal
200 ml de água morna
50 ml de azeite – usei o de tomate seco
5-6 azeitonas pretas grandes
4-5 tomates secos ao sol
uma pitada de alecrim seco
Preparação:
Misture os dois tipos de farinha e sal em uma tigela. Adicione a água e o azeite e amasse uma massa macia. As azeitonas são sem caroço e cortadas em pequenos pedaços, assim como os tomates secos. Adicione à massa, junto com o alecrim, e amasse até distribuir uniformemente. Se a massa ficar muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha.
Pequenas bolas são arrancadas da massa e moldadas em mechas. São dispostos em uma bandeja coberta com papel manteiga e levados ao forno aquecido a 180° por cerca de 15-17 minutos.
São muito indicados para petiscar com cerveja ou vinho branco. Além disso, seriam convenientes para viagens, colocados em um recipiente adequado. O segundo não consegui verificar porque acabou muito rápido (as quantidades acima são para lote duplo de massa), mas o primeiro está comprovado.
Além disso, são ótimos para preparar homus com açafrão e abobrinha.