O prato de hoje (ou melhor, de ontem) foi inspirado em Antonio Carluccio (infelizmente já falecido, e enquanto montava o post percebi que ontem faz três anos de sua morte) e Gennaro Contaldo – “Dois italianos gulosos”. No episódio que assisti hoje, eles estavam na Lombardia, onde estavam em busca e mostraram a cozinha tradicional – “cucina bianca”, ou cozinha branca. No alto das montanhas não há tomates maduros, laranjas e limões suculentos e outros produtos frescos. As pessoas cozinham com o que têm – batatas, alho-poró e natas; batata, repolho e queijo… Essa é a ideia. Então ela me conquistou e eu me joguei com entusiasmo para fazer o tricolor fusilli pugliesi (da Puglia) de hoje com presunto, creme e cogumelos. Acabou por ser um prato extremamente saboroso e de cor predominantemente branca, no espírito da ideia!
Produtos:
- 250 g de fusilli tricolor
- 250g de presunto
- 400g de cogumelos
- 400ml de creme
- 1-2 colheres de sopa. Requeijão cremoso
- 20-30 g de queijo defumado
- 100g de queijo cheddar
- azeite
- pimenta
Preparação:
A massa é colocada para ferver em água fervente com sal.
O presunto é cortado em tiras finas. Corte os cogumelos em rodelas. O Cheddar é ralado em um ralador grosso. Numa frigideira funda aqueça o azeite, coloque o presunto e frite levemente. Em seguida adicione os cogumelos, tempere com pimenta preta.
Quando os cogumelos começarem a encolher, coloque na frigideira o creme de leite e o cream cheese, o queijo defumado e o cheddar ralado.
Assim que os queijos começarem a derreter, a massa cozida é transferida para o molho. Se começar a engrossar muito, pode-se adicionar um pouco de água do cozimento do fusilli.
O prato é mexido até que tudo esteja misturado e aromatizado, o fogão é desligado e servido imediatamente.
Suave, delicado, cremoso… um resultado inesperadamente bom!
Para mais pratos “brancos”, veja: