Outro prato de frango que saiu da minha cozinha neste verão. Entraremos em contato em breve, mas e daí – o frango é leve, saboroso, rápido de preparar e em inúmeras variações! Experimentei alguns novos neste verão e todos tiveram sucesso. Depois dos filés de frango ao pesto do Pepcho, adorei a receita de hoje, vista no livro Receitas de Tahini e Halva.
Produtos:
5 filés de frango
5 colheres de sopa. Migalhas de pão
5 colheres de sopa. tahine de gergelim
2 colheres de sopa. Mostarda Dijon
3 colheres de sopa. azeite
2 dentes de alho – prensados ou bem picados
sal, pimenta
sésamo
Preparação:
Numa tigela, misture o pão ralado, o tahine, a mostarda, o azeite e o alho. Tempere com sal e pimenta. Os produtos são misturados até ficarem homogêneos. Como o tahine engrossa quando mexido, adicionei cerca de 100ml de água para fazer uma mistura lisa e não muito espessa.
Os filés são enrolados na mistura de tahine e dispostos em uma assadeira untada com azeite. Polvilhe com gergelim e deixe na geladeira por 15-20 minutos.
Em seguida, seguindo as instruções do livro, são cobertos com papel alumínio e levados ao forno por cerca de meia hora, após o que o papel alumínio é retirado e deixados no forno mais um pouco para assar.
Foi o que eu fiz também, mas acho que o papel alumínio é completamente desnecessário. O filé de frango cozinha rápido de qualquer maneira, e não precisa ser estufado assim, e aí temos que esperar que ele asse sem papel alumínio para pegar a crosta. Eles podem simplesmente ser colocados no forno quente e assados até ficarem crocantes.
Sirva com um acompanhamento à sua escolha – salada, legumes cozidos no vapor ou grelhados, um pouco de molho de leite com iogurte, que acho que combinaria muito bem com tahine…