Gostei dessa receita da Ivana e depois de morrer de vontade de “reciclar” os produtos, usei uma mortadela esquecida.
Meus peitos de frango eram obviamente menores do que os que Ivana usava. Teria sido mais apropriado e confortável se eu os tivesse dividido ao meio no sentido do comprimento e preenchido as fendas em vez de cortar a parte de cima, mas gostei muito da aparência dela e decidi tentar. No sentido do comprimento também evitaria amarrar e conseguiria queimá-los por todos os lados, o que era impossível com a mortadela e o queijo caindo dos cortes superiores. Mas estavam muito saborosos!
Produtos:
1 peça. filé de frango borboleta
100 g de mortadela
queijo amarelo
alecrim
manjerona
um dente de alho
azeite
pimenta preta
molho de soja
vinagre balsâmico
1/2 colher de chá. caldo
Preparação:
Pique finamente o dente de alho. Todas as especiarias são misturadas e bem misturadas com o molho de soja, o azeite e o vinagre balsâmico.
No filé de frango são feitos cortes verticais (ou longitudinalmente – veja acima). Polvilhe com sal e pimenta a gosto. Fica bem revestido com a marinada e dentro das fendas. Em cada corte coloque uma fatia de mortadela e uma fatia de queijo. Cada filé é amarrado longitudinalmente com barbante de cozinha. Numa frigideira funda é frito por todos os lados com azeite, mas o meu não virou e só fritei por baixo. Meia xícara de caldo é colocada na panela – despejei água e polvilhei com uma colher de sopa de legumes.
Deixa-se refogar por dez minutos, após os quais é transferido para um forno aquecido sob o reotan para bronzear-se. Usei uma panela adequada tanto para fogão quanto para forno. Se não tiver, transfira os filés para uma panela.
O tópico é removido. Servido com acompanhamento opcional. Decoramos com a massa orzo preferida do meu marido – tricolor, temperada com uma noz de manteiga e um pouco de curry. Comemos com um copo de rosé recina Malamatina!
É delicioso, tem um aspecto espectacular, é rápido de preparar e também é adequado para uma refeição festiva!
Obrigado pela ideia deliciosa, Vance!