Fiz há anos, segundo uma receita do livro 4 da série “Obras-primas da Cozinha Mundial” – “Cozinha Mexicana”. A parte “bêbada” é que o guisado é fervido com cerveja, o que lhe confere sabor e aroma característicos. Molhei a vagem em água e depois pensei nesta receita que pede apenas uma. Na cozedura inicial junta-se uma cabeça de cebola cortada em 4, dentes de alho e azeite, o que deixa o feijão com um cheiro fantástico! Em seguida, prepara-se o molho “Sofrito”, com o qual se finaliza o guisado. As pimentas criam um contraste com o sabor despretensioso do feijão comum.
Produtos:
- 750 g de vagem
- 1 cebola
- 6 dentes de alho
- 1 Colher de Sopa. manteiga
Para o molho Sofrito:
- 3 colheres de sopa. manteiga
- 1 cebola
- 1 lata de tomate (ou 3 tomates frescos)
- 4-5 pimentas – assadas e descascadas
- ½ colher de chá. coentro seco
- 500ml de cerveja
- sal a gosto
Preparação:
O feijão do dia anterior é embebido em água. No dia seguinte, a água é descartada, o feijão é escorrido e colocado na panela de pressão. A cabeça da cebola é limpa e cortada em 4 pedaços grandes e colocada na panela com o feijão, juntamente com os dentes de alho e a manteiga.
Meus dentes eram bem grandes, então usei apenas três e cortei pela metade. Despeje água suficiente para cobrir o feijão. Cozinhe sob pressão entre 45 minutos e 1 hora.
Para preparar o molho “Sofrito”, corta-se a cabeça da cebola bem fininha e frita-se alguns minutos no óleo aquecido até ficar macia. Se forem usados tomates frescos, eles são descascados e picados finamente. As pimentas são assadas, descascadas, limpas do caule e das sementes e também picadas finamente. Usei pimentas em conserva descascadas e limpas. À cebola juntam-se tomates picados e pimentos picantes, temperados com coentros.
Mexa, coloque o feijão e a cerveja para evitar que o molho queime. Sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos até o ensopado engrossar. Se necessário, adicione um pouco de água morna.
Feijões diferentemente deliciosos!