Prato incrível! O seu sabor leva-o a algum lugar da costa mediterrânica da Grécia ou da Turquia… Leve, nutritivo e muito saboroso! E também útil, porque tem verdura e nada é frito. A minha é uma síntese de duas receitas – a preparada pela Maria no “Meu blog de livros de culinária” e a do app “Billa Culinarium”. Acho que seria bom se colocássemos abobrinha nas rodas, mas já estamos sem ideia de um kebab de “berinjela”.
Produtos:
- 600g de carne picada
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher de chá páprica
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio
- ½ ramo de cebolinha (1 colher de chá congelada)
- 1 berinjela
- 3 tomates
- azeite
- sal
- pimenta
- orégano seco
Preparação:
Pique a cebola e o alho e junte à carne picada. É temperado com pimenta vermelha, gengibre picado, refrigerante, sal e pimenta a gosto e 1-2 colheres de sopa. azeite.
Misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar por 1-2 horas para absorver os aromas.
Berinjela e tomate são cortados em círculos. Preparei duas berinjelas, mas usei apenas uma. A partir da carne picada formam-se almôndegas planas, que são dispostas numa frigideira redonda refratária untada com azeite, alternando com os vegetais – almôndegas, berinjela, tomate, até que os produtos se esgotem.
Se sobrarem vegetais, corte-os em cubos e espalhe-os no meio e por cima. O prato assim preparado é temperado com um pouco mais de sal, orégano seco e regado com azeite.
Asse em forno aquecido a 200˚ com ventilador por cerca de uma hora. Não coloque água na panela porque os vegetais liberam bastante líquido.
O prato pronto pode ser colocado no meio da mesa e todos podem colocá-lo no prato, ou pode ser dividido em porções. Pode ser servido com molho de tomate como sugeriu Maria.
De qualquer forma, prometo que vai ficar muito, muito gostoso – minha mãe chama de “sinfonia de sabores”!