Espaguete integral com sardinha e tomate cereja

Confesso que esse espaguete foi uma revelação para mim! Como já escrevi antes, não gosto nada de peixe. Logicamente nem tinha pensado nessa combinação, mas as sardinhas estão na coluna do “talvez”, porque são muito tenras, frágeis e sem espinhas que ficam presas na garganta, que é o meu pesadelo de infância! Lendo a receita no nº. 149/07, 11 de julho de 2019 da revista “Receitas para a saúde”, descobri que nos armários de casa estão todos os produtos necessários – desde sardinha em lata com molho de tomate, até ervilhas congeladas e manjericão fresco. Também tinha duas garrafas de recina Malamatina na geladeira para complementar o sabor mediterrâneo. O único problema hoje em dia era a falta de tempo e, quando comecei a trabalhar, as cebolas roxas já tinham acabado, mas estavam tentadoramente deliciosas, leves e saborosas, sem nenhum cheiro insuportável de peixe, apenas um leve toque do mar no sabor geral. O vinho gelado e de sabor específico foi o complemento perfeito!

DSC03268

Produtos para duas porções:

200 g de espaguete de trigo integral
azeite
uma pequena cabeça de cebola roxa (a minha era uma cabeça branca bem grande, da qual usei um quarto)
1 dente de alho
uma pitada de pimenta moída grosseiramente
250 g de tomate cereja
100 g de ervilhas congeladas
3-4 colheres de sopa. pasta de tomate
1 lata de sardinha em molho de tomate (com o molho)
manjericão fresco
sal, pimenta a gosto

Preparação:

Cozinhe o espaguete em água fervente com sal de acordo com as instruções da embalagem ou conforme sua preferência. Fervi até ficarem um pouco duros e terminei de cozinhá-los no molho. Cebola e alho são picados finamente e refogados por alguns minutos até ficarem macios com azeite aquecido em uma panela grande e funda. Em seguida, juntam-se sucessivamente o pimentão, o tomate cereja, cortado ao meio ou em quartos se forem maiores, o purê de tomate e as ervilhas.

Por fim, junta-se a lata de sardinha, juntamente com o molho. Por causa do meu medo arraigado de espinhas de peixe, cortei o peixe ao meio de antemão e removi as espinhas centrais macias, mas você pode não fazer isso se elas não incomodarem. Tampe a panela e deixe o molho ferver em fogo moderado até que os tomates e as ervilhas estejam macios.

Quando o espaguete estiver pronto, coloque-o na panela com o molho, despejando a água com que foi cozido. Misture bem e sirva com mais manjericão.

DSC03278

Aproveite esta porção incrivelmente simples, mas saborosa, que também está repleta de ácidos graxos saudáveis ​​​​e ômega-3, além de ser saudável para o coração, de acordo com a revista.

DSC03281

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *