Este ensopado de coelho (στιφάδο) não é nada rápido de preparar. Primeiro, a carne é marinada. Depois há o descascamento da cebola, que demorei duas horas pela metade da quantidade indicada. Depois fica muito tempo cozido, mas no final a carne fica tão macia e suculenta que se desfaz! Marinamos no domingo de manhã, colocamos na geladeira e fizemos um passeio de um dia, com a ideia de prepará-lo na noite em que chegássemos em casa. Mas, como já disse, descasquei cerca de um quilo de cebola durante duas horas, o que fez com que o cozimento em si fosse adiado para a noite seguinte. Então o coelho conseguiu marinar quase de acordo com as instruções – 2 dias!
A receita é do livro “Ελαιόλαδο” que comprei no outono passado na Asprovalta – uma edição muito bonita, com ótimas receitas! Não sei se acertei a receita com a minha culinária grega autodidata amadora, mas sei que o aroma do ensopado de coelho era absolutamente divino! Algumas das minhas cebolas também eram gregas, daquele outono, e comprei só com a ideia deste guisado! Também os usei nesta receita de Carne Grega com Azeitonas do mesmo livro, e também ficou muito, muito gostoso!
Produtos:
- 1 coelho – cerca de 1,5 kg
Para a marinada:
- ½ colher de chá azeite
- 1 colher de chá Vinho tinto
- 3 colheres de sopa. vinagre
- 1 colher de chá açúcar
Para o ensopado:
- 1 kg de cebolas pequenas (arpadjik, baluchka ou qualquer outro nome popular que você conheça)
- 2 cebolas
- 4-5 dentes de alho
- 1 lata (400g) de tomate em cubos
- 2 colheres de sopa. pasta de tomate
- 1 colher de chá água quente
- 1 raminho de alecrim
- 2 folhas de louro
- 1 colher de chá Grãos de pimenta preta
- 1 colher de chá Pimenta
- 4-5 colheres de sopa. azeite
- 2 colheres de sopa. farinha
- sal, pimenta a gosto
Preparação:
O coelho é cortado em pedaços. Em um recipiente suficientemente grande – uma tigela ou caixa, misture os ingredientes da marinada, misture bem e coloque neles os pedaços de carne. Eles são armazenados na geladeira por pelo menos algumas horas, de preferência por dois dias.
Descasque as cebolas pequenas. Minha mãe lembrou que para o ensopado meu avô descascava molhado, então era mais fácil, mas ela me contou depois que eu já tinha descascado. As cabeças das cebolas são limpas e picadas finamente.
A carne é retirada da marinada e seca com papel de cozinha. A marinada está reservada. Numa frigideira grande, aqueça o azeite e frite os pedaços de coelho até dourar levemente por todos os lados. Adicione a cebola picada e os dentes de alho. Cozinhe por mais alguns minutos até a cebola amolecer.
Em seguida, despeje a marinada no prato, acrescente os tomates, o purê de tomate dissolvido no copo de água morna, os temperos e o raminho de alecrim e deixe o prato em fogo baixo por 1 hora. Se durante o cozimento o líquido diminuir e for necessário, despeje um pouco de água morna.
Enquanto isso, aqueça um pouco mais de azeite em outra frigideira e frite as cebolas pequenas até caramelizarem por todos os lados e amolecerem um pouco. Retire-os e escorra o excesso de gordura. Eu não tinha um – eles beberam tudo.
As cebolas são adicionadas ao prato e o cozimento em fogo baixo continua por mais meia hora. Depois disso, a farinha é dissolvida em um pouco de água morna e colocada no guisado. Cozinhe por mais alguns minutos ou até obter a espessura desejada do molho.
Minhas fotos não estão nada boas, mas imagine o tempo quando fiz esse ensopado de coelho em uma noite de semana…
É definitivamente um prato para férias, ou pelo menos para um dia de folga! Prepare-o no domingo para sua família ou presenteie seus amigos com um feriado – aproveite ao máximo!