Dourada grelhada

No outono passado, descobri de repente que a dourada é um peixe que não só não desgosto, como até gosto! Assim, ao contrário das minhas expectativas, o blog acaba por ser a receita de dourada grelhada do Calendário Culinário 2020, agosto. Fiz para eu e meus pais comermos e comemorarmos o primeiro salário integral do meu novo emprego, que está cansativo esta semana, mas me traz prazer e satisfação!

DSC06387

Produtos:

4 peixes sargos
1 limão
4 raminhos de alecrim ou uma pitada de peixe seco
4 dentes de alho
sal, pimenta
azeite

Preparação:

O peixe é limpo, lavado e seco. Se os peixes forem maiores, podem ser feitas pequenas incisões transversais em cada lado, sem cortar até o osso. Tempere com sal e pimenta, inclusive por dentro.

Coloque alecrim, um dente de alho, que pode ser cortado em círculos se desejar, e uma rodela de limão em cada peixe. Não adquiri três mãos – atiro com uma e as outras duas são do meu pai, que me auxilia 🙂

Aqueça uma grelha a uma temperatura moderada. Cada dourada é regada com um fio fino de azeite e colocada na grelha do lado da azeitona. Asse por cerca de 10 minutos de cada lado, ou até que comece a abrir nos cortes sob a cabeça, depois regue com azeite também desse lado, vire e leve ao forno na mesma quantidade do outro lado.

DSC06395

Se preferir, também pode assar o peixe no forno, mas para mim é impensável que ele, como toda a cozinha, se canse de peixe. O máximo que posso aceitar é cozinhar no único fogão do lado de fora, na varanda, onde venta muito.

Se optar pelo forno, pré-aqueça a 200°, cubra um tabuleiro com papel manteiga, e espalhe sobre ele batatas frescas, regadas com azeite, Leve ao forno por 25 minutos, retire o tabuleiro, abra espaço para o peixe, e devolva-o para mais 25 minutos.

DSC06401

Posso dizer que na grelha o peixe fica suculento, saboroso e com cheiro de mar! Desde que seja fresco, claro. Dessa vez servi com acompanhamento de milho regado com manteiga, vinho branco bem gelado e, para mim, cerveja!

DSC06402

Gosto de comer dourada porque é uma delícia, não tem cheiro desagradável de peixe, a carne é firme mas suculenta e os ossos ficam muito gostosos, então não há perigo de engasgo! E este é o meu obstáculo para comer peixe – sobrecarregado por um acidente de infância…

Experimente a receita – rápida e fácil, e muito gostosa de comer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *