Inspirei-me para experimentar esta receita, preparada tanto por Jacques Pepin como por Jamie Oliver, porque escolhi couves de Bruxelas em sintonia com a cozinha mais variada e saudável com frutas e legumes, iniciativa de uma promoção criada pela minha amiga Ellie e abraçada por mim. Cozinhei as couves de Bruxelas segundo a receita de Jacques Pepin do livro “Todos os dias com Jacques Pepin”. É adequado tanto como acompanhamento de alguma carne assada (por exemplo, peru de Natal) como como aperitivo. Fica pronto em 10 minutos e é consumido quente.
Produtos:
- 500 g de couve de Bruxelas
- 250 g de bacon em cubos
- 1 Colher de Sopa. azeite
- Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Lave e limpe as couves de Bruxelas, aparando os caules e retirando as folhas mais externas. Corte o repolho em rodelas com uma faca ou usando um processador de alimentos com acessório de corte.
Numa frigideira antiaderente grande e bem quente, coloque o bacon junto com o azeite. Cubra com uma tampa e cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos até que o bacon esteja crocante e dourado e a maior parte da gordura tenha derretido.
Adicione as couves de Bruxelas, tempere com pimenta e sal a gosto – note que o bacon costuma ser salgado. Deixe no fogo por mais alguns minutos até o repolho amolecer. Em seguida, a tampa é retirada e deixada em fogo alto, agitando de vez em quando. Cozinhe até que o repolho esteja macio, mas não mole. Sirva imediatamente.
Por assim dizer, a maior fã deste aperitivo passou a ser a minha mãe. Ela experimentou pela primeira vez com chouriço em vez de bacon e ficou muito feliz com o resultado! E os convidados para quem ela preparou também gostaram muito. Hoje em dia ele planeja cozinhar de novo!