Em casa sou fã de chucrute e purê de batata em todas as formas e combinações. Logicamente, mesmo com a primeira preparação há anos, esta receita do livro 15 da série “Obras-primas da Cozinha Mundial” – “Cozinha Sérvia” de IK “Trud” fixou-se permanentemente entre os pratos preparados regularmente. Relativamente fácil de preparar, este prato de inverno por excelência aquece e enche, e o ácido e o salgado do repolho são perfeitamente equilibrados pela maciez do purê de batata.
Apresso-me a partilhar a receita enquanto as noites ainda são frescas e ideais para estes pratos de “inverno”, e é possível que a avó Marta não tenha conseguido “peidar” no chucrute e estragá-lo.
Produtos:
Para o repolho:
1 chucrute pequeno
1 cebola
óleo
2-3 folhas de louro
1 colher de chá (250 ml) de vinho branco
4-5 bagas de zimbro
Para o purê de batata:
1kg de batatas
30-40g de manteiga
50-60 ml de leite fresco
noz-moscada, uma pitada de sal
2-3 salsichas
Preparação:
O repolho é preparado primeiro. Numa panela aqueça a gordura, onde a cebola é refogada por alguns minutos. Em seguida, adicione a couve escorrida e picada, regue com o vinho e refogue com o louro e o zimbro durante 40-50 minutos, até a couve amolecer e o líquido evaporar.
Nunca consegui encontrar bagas de zimbro em todos os anos que fazemos esta receita em casa (desde 2011), por isso não sei dizer exatamente o que contribuem para o sabor ou aroma da couve. Se alguém encontrar e decidir experimentar a receita, compartilhe.
Enquanto o repolho cozinha, você pode preparar o purê de batata. Nada de especial aqui – purê de batata padrão temperado com uma pitada de noz-moscada. Descasque e corte as batatas, ferva até ficarem macias, retire a maior parte da água e amasse com leite fresco, manteiga e um pouco de sal.
Quando o repolho estiver suficientemente cozido, ele é transferido para uma panela adequada ou outro recipiente refratário. O meu veio um pouco mais dessa vez, e tive que usar uma panela de vidro refratária bem grande, medindo aproximadamente 40/30 cm. O purê pronto é espalhado por cima, e os anéis de salsicha ficam “empalados” nele em ângulo. Se estiver usando um tipo de linguiça mais seca, pode colocá-la um pouco mais tarde para que não seque completamente e fique muito dura para comer.
O prato assim montado e disposto é levado ao forno a 180-200°, até que o enchido esteja pronto.
Depois só falta servir e comer!