Quando vão a Targovishte, os meus pais vão sempre ao restaurante do hotel Mizia para jantar ou encontrar amigos. Minha mãe sempre pede meze para Catino. Toda vez ela fica tão entusiasmada com o delicioso prato que decidimos prepará-lo para nós mesmos.
Catino meze tem dezenas de variações, mas sempre contém principalmente carne de porco e muitas cebolas e cogumelos. É cozido por muito tempo, até que a carne se desfaça completamente. Em pouco tempo, testamos duas variantes – ambas excelentes! O que você verá hoje no post abaixo é o mais preguiçoso – o prato é cozido em uma caçarola sem muita supervisão.
A receita é do livro do IC “Colchida” – “Cozinha dos Balcãs”, de autoria de Nevyana Kancheva. A publicação recolheu as receitas mais características da região dos Balcãs, incluindo pratos da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedónia (Norte) (a publicação é de 2016 – antes da adição oficial de “Norte” no nome do país), Roménia, Eslovénia, Sérvia, Turquia, Croácia e Montenegro.
Produtos:
- 600g de coxa de porco
- 2 cebolas
- 300g de cogumelos
- 2-3 colheres de sopa. purê de tomate
- 2 colheres de sopa. farinha
- 1 colher de chá vinho branco
- 2 pimentas secas
- 3-4 colheres de sopa. óleo
- saboroso
- sal e pimenta a gosto
Preparação:
A carne é cortada em pedaços. A cebola é picada finamente.
A carne é colocada numa caçarola de barro, onde se junta a gordura e a cebola picada. O prato é levado ao forno e a carne é cozida até ficar macia.
Enquanto a carne cozinha, pique os cogumelos. Eu os cortei em quartos. Assim que a carne já estiver macia junte os cogumelos juntamente com a farinha. Misture bem.
O purê de tomate é diluído em um pouco de água quente, depois é adicionado à caçarola, e em seguida – o vinho, as pimentas, aromatizadas com os temperos.
O prato é cozido em fogo moderado até que a gordura permaneça. O nosso tinha um pouco mais de molho, mas isso não era de forma alguma uma desvantagem!
No total, o cozimento durou quase 4 horas, mas no inverno não temos trabalho rápido nos dias de folga e o forno aquece a cozinha.
Sirva com um copo de vinho tinto e, para desfrutar ao máximo, acenda a lareira, se tiver!