Um clássico da culinária búlgara! Tem um homem em casa que pode comer isso o ano todo – ele adora chucrute. E se tem carne de porco, o que mais se poderia desejar!
Produtos:
1,5 kg de carne de porco estampada – peito ou paleta
1 chucrute
pimenta
2-3 colheres de sopa. páprica
2-3 pimentas secas
Preparação:
A carne é cortada em pedaços e sem gordura colocada numa caçarola. Tempere com pimenta-do-reino e leve a caçarola tampada ao forno frio. É ligado a 200° e a carne é deixada cozinhar por cerca de uma hora. Pode se confundir em algum momento. Ele irá render gordura e suco que é preservado.
Enquanto a carne cozinha, você pode cortar o chucrute. Nesse caso usei dois potes de chucrute do ano passado, que cortei e esterilizei na primavera.
Quando a carne começar a dourar, acrescente o repolho picado. Tempere com pimenta vermelha e mexa bem até que tudo fique colorido. Não se adiciona sal porque o chucrute já está salgado o suficiente para dar sabor a todo o prato. Por fim, recheiam-se os pimentões, tapa-se novamente a caçarola e volta-se ao forno. Cozinhe por mais cerca de uma hora e meia, até que a carne comece a se desfazer, o repolho amoleça e os sabores se fundam.
O prato está pronto, mas se você gosta de repolho torrado como eu, pode colocá-lo em uma panela para obter uma superfície maior. Regue com azeite e leve ao forno até dourar desejado.
Cozida apenas na caçarola, a carne de porco com chucrute fica mais suculenta. Se for assado também na frigideira, o líquido irá evaporar e o prato ficará mais seco, mas também mais rico.
Em geral, tudo o que você cozinha em uma caçarola fica sempre delicioso!