Este curry é um dos dez melhores dias com amido da dieta de 90 dias! Contém uma grande variedade de leguminosas que se recomenda misturar nos pratos desse dia – grão de bico, feijão verde, ervilha, arroz, lentilha verde. É rico em especiarias que são muito úteis para o corpo, estimulam a circulação sanguínea e o metabolismo, e algumas delas – como a cúrcuma – auxiliam no metabolismo, respectivamente – na perda de peso.
A receita é do livro “Home Feast” ed. Resumo do leitor.
Produtos:
2-3 colheres de sopa. azeite
1 cebola grande
1-2 dentes de alho
1 colher de chá cada gengibre em pó, curry, açafrão, cominho, coentro e páprica
500 ml de água
1 colher de sopa. suco de limão espremido na hora
1 lata de grão de bico
600 g de couve-flor – limpa, lavada e dividida em florzinhas
120 g de feijão verde
120g de ervilhas
sal a gosto
Para a guarnição:
120 g de lentilhas verdes
120 g de arroz de grão longo
Preparação:
Pique finamente a cebola e o alho – costumo fazer isso no picador para evitar rasgos na hora de picar a cebola. Numa panela grande, aqueça o azeite e frite brevemente a cebola e o alho em fogo moderado. Os temperos são adicionados e a fritura continua por mais 4-5 minutos. Em seguida adicione a água (ou o caldo se preferir) e o suco de limão.
De acordo com a receita, devem ser adicionados aqui 30 g de coco – ralado ou picado, mas eu, por motivos alérgicos compreensíveis, omiti. Se desejar, adicione, pois daria mais especificidade ao sabor e aroma do curry. A mistura na panela é levada à fervura, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Adicione o grão de bico escorrido, reduza o fogo e cozinhe tampado por cerca de 20 minutos.
Nessa hora, em uma panela menor, as lentilhas são colocadas para ferver com água. Ferva em fogo alto por cerca de 10 minutos e depois acrescente o arroz. Usei um grão longo estampado, que venho espreitando nos mercados de Stavros e Asprovalta desde o ano passado, e este ano consegui. Depois de colocar o arroz na panela, reduza o fogo quase ao mínimo, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos, descoberto. Após o cozimento do feijão, o excesso de água é escoado.
De volta ao curry. Couve-flor, feijão verde e ervilha são adicionados a ele. Mexa bem e tampe novamente por cerca de 5 minutos, depois retire do fogo.
Se for congelado, espere esfriar, depois em um recipiente próprio para freezer, despeje a mistura de arroz e lentilha na diagonal no meio, e despeje o curry dos dois lados. Pode ser armazenado por até 2 meses. Após descongelar, leve ao forno aquecido a 180° em grelha média por cerca de 45 minutos.
Se for para ser preparado imediatamente, é colocado em uma assadeira adequada e assado da mesma forma.
Minha impressão pessoal é que para um sabor mais rico e espesso, pode-se adicionar um pouco de creme ou leite de coco ao molho de curry, para que ele possa consumi-lo. Nesse caso, porém, não será possível comer em um dia com amido.