Bolo Tiramisu Charlotte

Eba, é meu aniversário de novo! Mas como vou fazer um bolo para a confraternização de domingo (ou pelo menos é esse o plano), hoje vou mostrar-vos um bolo que fiz na primavera para outra ocasião.

Pensei em fazer tiramisu em forma de bolo Charlotte, por dois motivos – tivemos uma ocasião e eu tinha todos os ingredientes. Ou pelo menos foi o que pensei, porque tive que fazer uma ou duas improvisações no processo. Para a receita básica utilizei a do livro 2 da série “24 Horas” – “Obras-primas da Cozinha Mundial” – “Cozinha Italiana II”. A diferença está no formato da sobremesa.

Não me incomoda que se usem ovos crus para esse fim, porque sempre tenho os de hoje à mão – nossas galinhas cuidam disso. Infelizmente, usei metade do pacote de biscoitos. Pelo que me lembro, eles foram colocados neste tiramisu de limão. Por falta de biscoitos, colei as laterais do bolo com biscoitos amaretti, que dão muito sabor! Eu ia usar um pouco de gelatina para dar firmeza extra ao creme, mas não encontrei – devo ter usado também. Depois de montar o bolo, encontrei-o quieto em uma jarra! No final ficou um bolo decente, mas não foi possível cortar pedaços adequados.

A falta de biscoitos resultou em excesso de creme, com o qual montei duas “versões demo” em duas taças de sorvete com os 5 biscoitos restantes que não serviriam para a decoração lateral. O sabor estava divino!

Produtos:

Para o creme:

  • 5 ovos
  • 250g de mascarpone
  • 100 g de creme de leite
  • 200g de açúcar

Para derreter os biscoitos:

  • 200 g de biscoitos
  • 100 ml de café expresso forte ou 2 colheres de chá. solúvel em 100 ml de água quente
  • 4 colheres de sopa. licor de nozes ou aperitivo de amêndoa

Para decoração e polvilhar:

  • 50-60 g de biscoitos amaretti
  • 1-2 colheres de sopa. cacau amargo

Preparação:

Para preparar o creme, os ovos são separados em claras e gemas. As claras são batidas até formar neve e as gemas até formar uma espuma fofa, juntamente com o açúcar. O livro orienta que se obtém um resultado melhor se primeiro batermos apenas as gemas por 5 minutos e depois adicionarmos o açúcar.

Adicione o mascarpone e as natas à mistura de gemas. Bata com uma batedeira até ficar homogêneo.

Por fim, adicionam-se à mistura as claras em neve, mexendo lenta e delicadamente com uma espátula.

O café resfriado é misturado ao licor de nozes em uma tigela larga e funda, onde são recolhidos os biscoitos. Usando um movimento giratório rápido para evitar encharcamento excessivo, um por um os biscoitos são mergulhados no líquido e, em seguida, empilhados firmemente no fundo de uma forma de mola de 20 cm de diâmetro. Se for necessário preencher as lacunas, os biscoitos podem ser quebrados em pedaços. o tamanho necessário.

Depois que o fundo estiver coberto com biscoitos, despeje metade do creme sobre eles. Uma segunda camada de biscoitos é então disposta, seguida por uma segunda camada de creme.

Guarde o bolo assim preparado na geladeira por pelo menos algumas horas. Como minha forma vaza um pouco pela borda inferior, coloquei-a em um prato fundo. Isso foi o suficiente para escorrer o excesso de líquido, o que ajudou a engrossar o creme e dispensou a adição de gelatina.

Depois que o bolo endurece na forma, a argola lateral é desabotoada e as laterais são decoradas com biscoitos amaretti.

A superfície do bolo é polvilhada generosamente com cacau. Fiz isso usando a grelha para panelas quentes que usei como modelo.

Esta é uma sobremesa muito sofisticada e romântica, saborosa e aromática. Não é difícil de fazer e não há razão para que você não deva fazer isso também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *