A receita deste bolo é da edição especial do Culinary Journal – Let’s Bake Delicious Cakes. Isso me intrigou com sua tecnologia de fabricação de cerveja. É como um bolo kachamak doce… Veja como é feito.
Produtos:
320g de farinha de milho
150 g de açúcar (você pode adicionar pelo menos 200 g com segurança – não foi doce o suficiente para mim)
1/2 colher de chá. cúrcuma
400ml de leite
150 ml de óleo
3 ovos
baunilha
1 Colher de Sopa. fermento em pó
Preparação:
O fubá é peneirado em uma panela, acrescenta-se açúcar, açafrão, leite e óleo. Se quiser, você também pode adicionar casca de limão ralada. Não gosto e coloco essência de hortelã e limão. Os produtos são misturados até ficarem homogêneos e a panela é levada ao fogo.
De acordo com as instruções, primeiro leva-se ao fogo alto e, depois de ferver, reduz-se o fogo e mexe-se por cerca de 7 minutos, até a mistura engrossar e a colher começar a deixar marcas.
Este não é o caminho certo para mim porque a mistura queima extremamente rapidamente em fogo alto, quanto mais fervendo. Seria melhor mexer mais um pouco no fogão, mas sem queimar. Depois que a mistura engrossa, ela é retirada do fogo e deixada esfriar.
Após o resfriamento, os ovos são adicionados um de cada vez, batendo na batedeira em velocidade baixa a cada um, até serem absorvidos pela mistura.
Por fim, adiciona-se o fermento em pó, mexe-se finalmente e a mistura é despejada em uma forma de bolo untada com manteiga e polvilhada com fubá. Asse em forno aquecido a 180° por cerca de 45-50 minutos, verificando o preparo com um palito.
O cupcake cresce muito bem, então cubra com papel alumínio se começar a queimar por cima. Depois de assado, deixe esfriar na forma e desenforme sobre um prato. Depois de esfriar, polvilhe com açúcar de confeiteiro. O cupcake fica levemente úmido, formando uma crosta açucarada com o açúcar de confeiteiro.