Assim, um apelido de queijo colombiano real é preparado, uma das 100 melhores sopas do mundo de acordo com o gosto Atlas

(Imagem ilustrativa de InfoBae)
(Imagem ilustrativa de InfoBae)

O queijo Mote é um daqueles pratos tradicionais que não apenas nos enche de sabor, mas também nos conecta profundamente à cultura e nas tradições do Caribe colombiano.

Esta deliciosa receita, especialmente na região da Costa Norte da Colômbia, foi incluída na lista de melhores sopas 2025 em todo o mundo, feitas pelo Guia de Culinária do Atlas Taste Atlas.

Agora você pode nos seguir em Facebook e em nosso Canal whatsapp.

Este prato ocupa a 86ª posição na lista global, que a posiciona como a melhor sopa da Colômbiase destacando por sua combinação única de ingredientes como inhame, queijo costeiro, soro costeiro, cebola e alho.

De acordo com o guia internacional, o mote de queijo é um caráter simples, mas cheio de caráter, que consiste em uma sopa grossa e saborosa, cujos principais ingredientes é o inhame e o queijo costeiro, acompanhado por um caldo de milho macio que o torna uma experiência confortável.

Este prato ocupa a posição
Este prato ocupa a 86ª posição no ranking global do Atlas, que a posiciona como a melhor sopa colombiana – Crédito Fitia

Este prato tem uma história que remonta aos tempos coloniais, Quando os povos indígenas usaram milho em muitos de seus preparativos, e que com o tempo foi fundido com a influência de colonizadores espanhóis e escravos africanos.

O resultado é uma mistura de ingredientes locais e técnicas de cozimento que moldaram essa iguaria. No Caribe colombiano, o mote de queijo geralmente é apreciado como café da manhã ou almoço, especialmente nas férias, e é acompanhado de arroz branco e, em alguns casos, com um bom pedaço de Arepa.

A inclusão de apelido de queijo nesta prestigiada lista não é um fato isolado. Nas listas anteriores, o Tastle Atlas tem várias vezes a diversidade e a riqueza da culinária colombiana. Pratos como o Sancocho, o caldo de costela, o AjiAaco, a sopa de Mondongo, o Changua, a sopa de patacón e o Mazamorra também foram reconhecidos por esta plataformaque se dedica a revisar e qualificar os preparativos tradicionais em todo o mundo.

O queijo mote tem
O mote de queijo é baseado

De acordo com o renomado chef Diego Ernesto Canchón, em diálogo com a revista ChromosAssim, O mote de queijo é baseado.

A isso é adicionado o soro costeiro, um produto de laticínios fermentados que é característico da gastronomia da costa colombiana. Além disso, o queijo costeiro, cortado em cubos, é outro dos elementos fundamentais que dão ao prato seu sabor distinto.

Outros ingredientes -chave incluem cebola, alho, pimentão, cominho, sal, pimenta e um toque de limão, que são usados ​​para preparar uma agitação que aprimora os sabores da sopa. Este molho é dividido em duas partes: uma é incorporada diretamente na sopa durante o cozimento, enquanto a outra é reservada para servir quente junto com o prato.

O tempo total para preparar um Queijo mote É aproximadamente 1 hora e 30 minutos no total. Aqui quebramos o tempo para cada etapa do processo:

  • Cozinhe o inhame: Cerca de 30 a 40 minutos.
  • Prepare o caldo de porco ou costela: 30 minutos.
  • Integre o queijo e deixe tudo juntos: 15 minutos.
O resultado é uma mistura
O resultado é uma mistura de ingredientes locais e técnicas de culinária nativa que moldaram essa delicadeza – Imagem ilustrativa de InfoBae
  • 500 g de inhame descascados e corte em pedaços.
  • 300 g de queijo costeiro (você pode usar queijo fresco se não encontrar queijo costeiro).
  • 1 litro de costela de porco ou ossos de carne.
  • 1 colher de sopa de manteiga.
  • 2 dentes de alho picado.
  • 1 cebola vermelha bem picada.
  • 1 ramo da cebolinha.
  • Sal e pimenta a gosto.
  • Coentro fresco para decorar (opcional).
  • 1 colher de sopa de cominho (opcional, dependendo do sabor).

A preparação do apelido de queijo começa com o molho. Em uma panela com óleo, a cebola, o alho e os pimentões são dobrados e são temperados com cominho, sal, pimenta e um toque de limão. Esse piscar é dividido em duas partes, conforme explicado pelo Chef Canchon, para garantir que o prato mantenha seu sabor fresco ao servir.

O próximo passo é descascar e cortar o inhame em pedaços grossos, que são lavados com cuidado. Em uma panela grande com água e sal, o inhame é cozido por aproximadamente 45 minutos, mexendo ocasionalmente até que seja quase desfeito. Esse processo é crucial para alcançar a textura característica do apelido de queijo.

Uma vez que o inhame atinge a consistência desejada, o fogo é abaixado e metade do queijo costeiro é adicionado em cubos, juntamente com uma parte do molho. De acordo com o chef, Esta etapa permite que o queijo aqueça e se integre ao restante dos ingredientes. Então, o soro costeiro é incorporado e cozido por mais dois minutos. Finalmente, o restante do queijo é adicionado ao apelido fervente e misturado com cuidado.

O tempo total para se preparar
O tempo total para preparar um apelido de queijo é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos no total – Crédito da imagem ilustrativa do InfoBae

Com esses ingredientes, a receita paga por 4 porções generosas, ideais para uma refeição em família ou uma refeição leve, mas satisfatória.

Cada parte de Queijo mote tem aproximadamente:

  • Calorias: 300
  • Gorduras: 20 g
  • Gorduras saturadas: 12 g
  • Carboidratos: 25 g
  • Açúcar: 5 g
  • Proteínas: 12 g

Deve -se notar que essas são estimativas e os valores nutricionais precisos dependem dos ingredientes específicos usados ​​na preparação e quantidades de cada porção.

Ele Queijo mote Pode ser mantido na geladeira por até 3 dias. Apenas certifique -se de armazená -lo em um recipiente hermético para manter sua frescura. Ao reaquecer, adicione um pouco de água ou caldo para recuperar sua textura cremosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *