Arroz com cúrcuma e legumes

Este arroz é cozido pelo método de absorção, cujos princípios básicos aprendi no livro 3 da série Masterpieces of World Cuisine – Chinese Cuisine de IK Trud. Já fiz em diferentes combinações – com cogumelos, com ervilha e milho, até arroz de jasmim cozido sem nada, e ainda tem um cheiro delicioso! Em algum momento me ocorreu adicionar um pouco de cor também, então incluí açafrão. Este é um dos acompanhamentos favoritos em casa – fácil, relativamente rápido e pode ser sempre diferente.

IMG_20190226_125600

Não são necessários pesos exatos de arroz e água – a proporção de 1:2 é mais importante.

Produtos:

1 xícara de arroz de grão longo
2 xícaras de água fria
1 cenoura
200 g (meia lata) de milho
um punhado de ervilhas congeladas ou feijão verde
1 colher de chá cúrcuma
sal

Preparação:

O arroz é lavado até a água sair limpa e depois colocado em água fria. Coloque a panela no fogão em fogo alto. Eu coloquei em um nível 6 de 9 possíveis. Assim que ferver, deixe ferver em fogo alto até que metade da água evapore. O fogão está reduzido ao mínimo (no meu caso – nível 1), coloque os legumes e a cúrcuma. Sal, mexa e tampe. Eu ia adicionar ervilhas, mas descobri que não tinha, então substituí por feijão verde.

Deixa-se em fogo baixo até que quase toda a água seja absorvida pelo arroz. Quando isso acontece, ele é retirado do fogo e deixado tampado por mais alguns minutos para absorver o vapor restante. Então pode ser servido.

IMG_20190226_125530

É adequado como acompanhamento, bem como para consumo durante a Quaresma, e também para o Dia da Quaresma (Variva) da dieta de 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *