Este prato é um dos meus favoritos! Eu sempre peço pelo menos duas vezes em qualquer um dos restaurantes que frequentamos durante nossas férias na praia na Grécia! Eles são oferecidos lá sob o nome “Σουιζουκάκια σμιρνέικα”, ou em outras palavras – almôndegas de Izmir. Em alguns lugares são servidos com batatas fritas, em outros – com acompanhamento de arroz. Outro dia comi de novo no Stratis, onde acho que eles preparam melhor, dividindo a porção com minha mãe. Eles agora voltaram para casa com sucesso – espero que estejam felizes com sua estadia conosco e que não os tenhamos desgastado muito em nosso desejo de levá-los ao maior número possível de nossos lugares favoritos e tentar o máximo que pudermos. possível dos nossos pratos favoritos!
E temos almôndegas com molho de tomate, mas o sabor é diferente. Assim que encontrei a Maria comecei a fazer assim, e esta é a minha receita preferida! Pimentos assados picados podem ser adicionados ao molho, à medida que ela os prepara, ou sem eles. Gosto de comer mais molho e às vezes faço uma quantidade maior. Uma vez minha carne picada ficou mais fina e as almôndegas ficaram muito difíceis de formar, mas ficaram extremamente fofas e suculentas!
Produtos:
Para as almôndegas:
- 500g de carne picada
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 ovo grande
- 2 fatias de pão
- 1 colher de chá cominho
- 1 colher de chá sal
- pimenta
- azeite para fritar
Para o molho:
- 1 cebola
- 2-3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá páprica
- 1 lata (400g) de tomate em cubos
- 1 lata pequena de purê de tomate
- 330 ml de suco de tomate caseiro
- 100 ml de vinho tinto
Preparação:
Pique finamente a cebola e o alho para as almôndegas. As fatias de pão são embebidas em água, depois espremidas e esfareladas com carne picada. Adicione o ovo, a cebola e o alho, os temperos e misture tudo até ficar homogêneo. Se desejar, para mais profundidade, pode-se adicionar uma pitada de canela – senti seu aroma quente em algumas porções.
Forme almôndegas oblongas com formato mais parecido com espetadas. Cada um é enrolado em farinha e frito em azeite aquecido numa frigideira própria para panela e forno. A farinha pode ser omitida (como nas fotos abaixo), mas ajuda a deixar almôndegas mais crocantes e um molho mais espesso. Assim que as almôndegas ficam bronzeadas, elas são retiradas da frigideira.
No lugar das almôndegas, colocam-se cebolas picadinhas e alho para o molho. Assim que amolecerem tempere com pimenta vermelha. O caldo é mexido e depois são adicionados os ingredientes do tomate.
Os tomates enlatados são enchidos com água, que também é colocada no molho. Despeje o vinho, acrescente a folha de louro, tempere com sal e pimenta a gosto. Retorne as almôndegas ao molho.
O prato é transferido para um forno aquecido. Asse até que as almôndegas estejam douradas e o molho engrosse até a consistência desejada. Na Grécia, o molho é bem espesso.
É servido com acompanhamento opcional – batata frita ou arroz cozido.