Trabalho preguiçoso e rápido é essa panqueca, não tem vergonha do mestre! Minha lembrança de infância é que minha mãe preparava em 5 minutos como uma sobremesa rápida, quando não havia nada pronto e chegavam convidados inesperados. Compotas caseiras sempre foram abundantes naquela época e ainda são. Os demais produtos são quase sem importância e sempre os existem em todos os lares.
Então de repente pensei nessa panqueca e naquele dia em que mamãe e papai nos convidaram para almoçar com batatas fritas e almôndegas, para as quais papai havia preparado carne picada. Não tínhamos sobremesa preparada. Na semana passada, depois de um longo hiato de 4 anos, consegui pegar algumas revistas sérvias novamente, e enquanto minha mãe e eu estávamos revisando as receitas e pensando no que experimentar, olhando para um pãozinho, a imagem desta panqueca de repente apareceu em minha mente. Saltar! – preparar!
Produtos:
- 3 ovos
- 250 ml de leite fresco
- 3-4 colheres de sopa. farinha – transbordando
- baunilha
- 50 ml de óleo
Para enfeitar:
Preparação:
O óleo é colocado no fundo de uma panela com cerca de 25 cm de diâmetro.
O forno é ligado para aquecer até 250˚ com reotano superior e inferior. Aqueça a panela com o óleo até quase começar a soltar fumaça.
Enquanto isso, a massa da panqueca está preparada. Bata os ovos e misture com o leite. É aromatizado com baunilha, e a farinha é adicionada colher por colher até ser absorvida pela mistura. Deve ser obtida uma massa fina.
Com uma gota da mistura verifica-se se o óleo está suficientemente aquecido – deve começar a chiar ao pingar na gordura. Se isso acontecer, despeje toda a massa e leve a panela de volta ao forno. Peço desculpas por não ter uma foto ilustrando a aparência da massa enquanto é servida, mas esta acabou de ser danificada.
Essa tecnologia é como fazer aleuropita – a panqueca é a versão doce. Da mesma forma, a massa sobe e dobra nas bordas ao assar. Assim que dourar bem, está pronto. Para que asse bem também por baixo, no meu caso a bandeja deve ser posicionada mais abaixo no forno.
A panqueca assada é regada com geléia. Escolhemos a geléia caseira de morango feita pela minha mãe. Pode então ser servido de duas maneiras – cortado em pedaços triangulares como um bolo, ou enrolado e cortado em pedaços, como servimos. Você pode colocar mais geléia por cima.
Experimente as duas formas e compartilhe qual você mais gosta!