Como fazer joelho de porco assado na caçarola: a receita perfeita para surpreender neste Natal

Joelho de porco assado na caçarola (caldo Adobe)
Joelho de porco assado na caçarola (caldo Adobe)

Há menos de um mês até o início do Natal. Diante disso, muitos já começaram a fazer compras e a preparar as refeições nessas datas. Os encontros de família e amigos multiplicam-se nestas férias e a vontade de surpreender os comensais está sempre presente.

Por isso recomendamos esta receita de Joelho de Porco Assado na Caçarola, um prato fácil de preparar e ideal para compartilhar na ceia de Natal.

Junta Assada na Panela (Adobe Stock)
Junta Assada na Panela (Adobe Stock)

A receita de joelho de porco assado combina cozimento lento que garante carne macia e suculenta com toque rústico graças aos legumes e ao caldo aromatizado. Assim, este prato é o exemplo perfeito de como ingredientes simples podem fazer um preparo delicioso.

  • 2 juntas de porco frescas (ou salgadas, previamente dessalgadas em água por 12 horas).
  • 2 cebolas grandes.
  • 4 dentes de alho.
  • 2 cenouras.
  • 2 folhas de louro.
  • 200 ml de vinho branco.
  • 500 ml de caldo de carne ou água.
  • 2 colheres de sopa de azeite.
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 1 colher de chá de páprica doce

O tempo total necessário para preparar esta receita é de 3 horas. Desse tempo, serão necessários 15 minutos para o preparo inicial (limpar, picar os ingredientes e selar os nós dos dedos). Depois, levará entre duas e duas horas e meia para cozinhar a carne e entre 15 e 20 minutos para reduzir o molho e finalizar.

  1. Para esta receita a primeira coisa que você precisa fazer é prepare os ingredientes. Se os nós dos dedos estiverem em salmoura, dessalinize-os com antecedência. Enxágue e deixe em água fria por 12 horas, trocando a água pelo menos duas vezes. Em seguida, enxágue-os antes de cozinhar.
  2. Mais tarde, em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Tempere os nós dos dedos com sal e pimenta (com moderação se já estiverem salgados). Doure-os na caçarola por alguns minutos de cada lado, até ficar bem selado. Remova-os e reserve-os.
  3. Depois prepare a base. Para isso, na mesma panela refogue o alho descascado e inteiro junto com a cebola cortada em juliana e as cenouras fatiadas. Cozinhe em fogo médio até que os vegetais estejam macios e levemente dourados.
  4. Neste ponto, acrescente os líquidos e os temperos. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar por 2-3 minutos. Adicione o caldo de carne (ou água), a folha de louro e, se desejar, o colorau doce.
  5. Depois disso, coloque os nós dos dedos de volta na panela, certificando-se de que fiquem pelo menos até a metade cobertos com o líquido. Da mesma forma, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por duas a duas horas e meia, girando os nós dos dedos a cada 30 minutos para que cozinhem por igual.
  6. Por fim, quando a carne estiver macia e quase caindo do osso, destape a caçarola e aumente um pouco o fogo para reduzir o molho por alguns minutos.
Receita de gaspacho manchego, tradicional guisado à base de carne e bolos de origem romana.

Esta receita de junta de caçarola foi projetada para 4 porções. No entanto, as porções podem ser ajustadas dependendo do tamanho da porção ou se é servida como prato único ou como acompanhamento.

O valor nutricional de cada porção desta receita pode variar ligeiramente dependendo dos ingredientes exatos. Este é o valor nutricional aproximado de cada porção:

  • Calorias: 550-600kcal.
  • Proteínas: 40-45g.
  • Gorduras: 35-40 g (principalmente gordura de porco).
  • Carboidratos: 10-15 g (principalmente de vegetais).
  • Fibra: 2-3g.
  • Sódio: 700-900 mg (se forem usados ​​nós dos dedos dessalgados).

A receita de joelho de porco assado na caçarola pode ser conservada adequadamente se forem tomados os cuidados necessários. Se quiser guardá-lo na geladeira, é imprescindível guardá-lo em um recipiente hermético e certificar-se de que o preparo esteja completamente frio antes de guardá-lo. Uma vez na geladeira, o prato pode ficar bom por um período de três dias. Se optar pelo freezer, o tempo máximo de armazenamento é de três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *